VEJA

Trend nas redes sociais cria fotos abraçando sua versão jovem ou ídolos com IA; veja como fazer

Trend da Polaroid tem viralizado nas redes e até famosos aderiu

Trend nas redes sociais cria fotos abraçando sua versão jovem ou ídolos com IA; veja como fazer
Trend nas redes sociais cria fotos abraçando sua versão jovem ou ídolos com IA (Foto: Reprodução/Instagram)

Nos últimos dias, uma nova tendência tem se espalhado pelo TikTok e Instagram: fotos hiper-realistas geradas por inteligência artificial, em que usuários aparecem abraçando ídolos, familiares falecidos ou até versões mais jovens de si mesmos.

A ferramenta mais utilizada é o Gemini, inteligência artificial do Google conhecida pelo realismo das imagens. Ela disputa espaço com o ChatGPT, que, embora seja mais conhecido por respostas em texto, também consegue gerar fotos, algumas vezes com distorções nos rostos.

Alguns famosos já aderiram à trend. A apresentadora Ana Maria Braga publicou uma foto abraçando sua versão jovem e refletiu: “E se você pudesse voltar ao passado com a cabeça de hoje, o que faria diferente? Ou que recado daria pro seu eu mais jovem? A vida não é desse jeito, né? A gente aprende com o tempo, guarda as lembranças e segue em frente com os aprendizados pra fazer melhor no futuro”, escreveu na legenda. O ator Murilo Benício também compartilhou imagens no mesmo estilo.

Alguns usuários têm criado imagens ao lado de familiares que já faleceram. Um exemplo recente foi o da médica Lyandra Costa, filha do cantor Leandro (1961–1998). Ela publicou em suas redes sociais imagens criadas por IA que mostram o pai ao lado dela e dos filhos, José, 2 anos, e Isabela, de 4 meses.

Como criar sua própria foto estilo Polaroid

Para participar da trend pelo Gemini, o passo a passo é simples:

  1. Acesse o Gemini pelo celular ou computador.
  2. Escolha imagens de boa qualidade: uma sua e outra da pessoa com quem deseja aparecer na foto.
  3. Use o seguinte prompt (comando): “Crie uma foto estilo Polaroid, formato quadrado, tirada de perto mostrando mais os rostos. Duas pessoas com os rostos bem próximos uma da outra. A imagem deve parecer uma foto real, sem objetos em destaque, com leve desfoque e luz consistente, como o flash de um quarto escuro espalhado pela cena. Não alterar os rostos. Substituir o fundo por uma cortina branca.”
  4. Aguarde alguns segundos e visualize o resultado final.

LEIA TAMBÉM
Trend ‘foto studio’: veja como criar imagens com IA em estilo profissional