Velório de Preta Gil será nesta sexta-feira (25), no Rio de Janeiro; veja detalhes
Artista morreu em Nova York, no domingo, e seu corpo ainda será repatriado
O velório da cantora Preta Gil será realizado nesta sexta-feira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense, conforme divulgado nas redes sociais da artista, na noite desta terça-feira. A cerimônia será aberta ao público e acontecerá das 9h às 13h.
A cantora morreu neste domingo, em Nova York, onde buscava um tratamento para o câncer colorretal que descobriu em janeiro de 2023. Desde então, a família estava cuidando da repatriação do corpo, informou seu pai, Gilberto Gil.
- Ex-marido que Preta Gil acusou de traição é atacado nas redes sociais após morte: ‘Está feliz?’
Em agosto do ano retrasado, Preta havia afirmado que seu câncer havia se espalhado por quatro pontos —dois linfonodos na pelve, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Durante o tratamento, a artista viveu entre o Brasil e os Estados Unidos.
Enquanto realizava terapias, a artista chegou a participar da turnê “Nós, A Gente”, que uniu três gerações da família Gil no mesmo show, e ainda da turnê em que seu pai se despediu dos palcos, “Tempo Rei”. Em entrevista, a cantora declarou que as apresentações faziam parte do seu processo de cura. “Estou enfraquecida, mas cada noite é uma dose de adrenalina, amor e afeto.”
Câncer no intestino: doença que matou Preta Gil cresce entre pessoas com menos de 50 anos
A morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos, acendeu um alerta sobre o avanço do câncer no intestino, uma das doenças mais graves e silenciosas no Brasil. O caso da artista, diagnosticada em janeiro de 2023, chamou a atenção para o crescimento expressivo do câncer no intestino em pessoas com menos de 50 anos. Ela passou por diversos tratamentos no Brasil e nos Estados Unidos, incluindo cirurgias, quimioterapia, radioterapia e terapias experimentais, mas não resistiu e faleceu neste domingo (20), em Nova York.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer no intestino, também chamado de câncer colorretal ou câncer de cólon, já é o terceiro tipo mais comum no Brasil, com cerca de 45 mil novos casos por ano — aproximadamente 23 mil em mulheres e 22 mil em homens. É também o segundo tipo de câncer que mais mata, atrás apenas do câncer de pulmão. No mundo, os números são alarmantes: 1,9 milhão de diagnósticos anuais e cerca de 900 mil mortes. Continue lendo…