ATLETISMO

12ª Maratona EM Movimento de Goiânia promove esporte e conscientização sobre esclerose múltipla

Com percursos de 5 a 42 km e participação gratuita para pessoas com esclerose múltipla, o evento será realizado no dia 31 de agosto

Maratona EM Movimento
Foto: Divulgação

Goiânia receberá, no próximo domingo (31/08), a 12ª edição da Maratona EM Movimento, uma corrida que une esporte, saúde e solidariedade. Com largada no Paço Municipal, o evento contará com percursos de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km, e tem como destaque a causa da conscientização da esclerose múltipla, doença neurológica autoimune que afeta milhares de brasileiros.

A iniciativa busca dar visibilidade à luta das pessoas com esclerose múltipla e promover a inclusão, oferecendo inscrição gratuita para atletas diagnosticados com a doença, além de estrutura adaptada para participantes com deficiência (PCD). A expectativa de direção da prova é reunir mais de 3 mil corredores.

“Mais do que uma corrida, este é um movimento de empatia e informação. É uma forma de dar voz às pessoas com esclerose múltipla e mostrar que elas podem, e devem, estar ativas, acolhidas e em movimento”, destaca Eduarda Assis de Albuquerque Arantes, idealizadora e organizadora da corrida.

As inscrições já estão abertas pelo site maratonaemmovimento.com.br e os kits variam entre as modalidades básico e completo. Os participantes receberão camiseta, número de peito e medalha. A programação da largada começa às 5h55 com as categorias PCD e elite, e segue ao longo da manhã.

A premiação inclui troféus para os primeiros colocados das provas de 5 km e 10 km, nas categorias masculina e feminina, além de medalhas para todos os participantes. A expectativa é também reunir atletas convidados, influenciadores e figuras públicas para fortalecer a causa.

Entre os participantes confirmados, está o atleta de elite Nilson de Lima, que chega à sua 410ª maratona. Também participam atletas com esclerose múltipla de diferentes regiões do país: o baiano Agenor Neto, que vai correr os 42 km; Karina, que participará dos 21 km; duas corredoras de Brasília, que farão os 10 km; e Gicelia e Susy, que correrão 5 km. Além disso, 40 pessoas com esclerose múltipla participarão da caminhada de 5 km.

A maratona contará com estrutura médica completa e também busca envolver especialistas em neurologia para ampliar a conscientização sobre a esclerose múltipla, cujos sintomas incluem fadiga, formigamentos, alterações motoras e visuais.

Embora não tenha cura, a doença pode ser controlada com diagnóstico precoce e acompanhamento adequado. Durante a maratona, haverá ações de sustentabilidade e reciclagem, como por exemplo, ponto de coletas de tampinhas, copinhos, roupas e tênis usados.