Advogado representará o Estado de Goiás na Ultramaratona Badwater 135, nos Estados Unidos
A prova, de 217 quilômetros, terá a sua largada no Vale da Morte, no Deserto de Mojave, na Califórnia
O advogado e professor universitário Laércio Martins, de 37 anos, será o primeiro atleta a representar o Estado de Goiás na Ultramaratona Badwater 135, no Vale da Morte, no Deserto de Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos. A corrida, de 217 quilômetros (ou 135 milhas) é conhecida como uma das mais difíceis do mundo. Para participar da prova, ele teve de passar por um rigoroso processo de seleção.
O início da maratona está previsto para acontecer na madrugada desta terça-feira (08/07), às 1h (de Brasília). No horário local, será às 21h desta segunda-feira (07/07). Os competidores terão 48 horas para cumprir o percurso da prova. Ao longo do caminho, eles encontrarão montanhas íngremes, florestas de pedregulhos, terra queimada pelo sol e uma faixa clara de asfalto, com temperaturas entre 26ºC e 41ºC.
Como a corrida é feita de forma ininterrupta, é necessário que os corredores façam uma boa alimentação, rica em proteína e gordura animal, antes do início da prova. Ao longo do trajeto, eles terão pontos de hidratação. À TV Anhanguera, Laércio afirmou que costuma “perder entre 2 e 3 quilos de peso corporal, bastante líquido e gordura” e que leva até dois dias para normalizar o sono após a maratona.
A Ultramaratona Badwater não é aberta ao público. Para disputar a corrida, é necessário que o competidor seja convidado, já que a prova apresenta desafios que vão além do longo percurso, como uma logística eficiente e superação física em lugares inóspitos. Laércio se qualificou pois possui experiências anteriores em ultramaratonas e capacidade de lidar com as condições extremas encontradas.