Alex Poatan vence Ankalaev e recupera cinturão dos meio-pesados no UFC
Após perder o cinturão em março, brasileiro dá show na revanche e é campeão novamente na categoria meio-pesado
O brasileiro Alex “Poatan” Pereira brilhou mais uma vez no octógono e reconquistou o cinturão dos meio-pesados (93 kg) do UFC. Na madrugada deste domingo (5/10), em Las Vegas (EUA), o paulista derrotou o russo Magomed Ankalaev por nocaute técnico com apenas 1 minuto e 20 segundos de luta, retomando o posto de campeão da categoria.
Poatan começou o combate em ritmo intenso, controlando a distância com jabs e diretos que empurraram o rival contra a grade. Ankalaev tentou responder com contragolpes, mas sem sucesso. O brasileiro passou a castigar as pernas do adversário com chutes potentes e, em seguida, conectou um direto preciso que levou o russo ao chão. No solo, Alex finalizou o serviço com uma sequência devastadora de cotoveladas no ground and pound, forçando o árbitro a interromper o combate.
Com o triunfo, Poatan retoma o cinturão dos meio-pesados pela segunda vez na carreira. O brasileiro já havia conquistado o título em 2023, ao derrotar Jiri Prochazka, e o defendeu com sucesso contra Jamahal Hill, Prochazka (em revanche) e Khalil Rountree Jr.. No entanto, em março deste ano, havia perdido o cinturão justamente para Ankalaev, por decisão unânime.
There's only one Poatan 🏆@AlexPereiraUFC earns his belt back quickly tonight at #UFC320 🗿 pic.twitter.com/1yr5jPPRqM
— UFC (@ufc) October 5, 2025
Dessa vez, Alex entrou determinado a mudar o roteiro e conseguiu. Emocionado, o campeão fez questão de desabafar e mandar um recado ao rival e a Jon Jones, lenda do UFC:
“A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena. Eu falei para todo mundo e ninguém acreditou. Não estava em condições (na primeira luta). Não me surpreendeu, tinha isso desde a primeira luta. Não sou de dar desculpas, mas não estava bem. Hoje estou bem e provei para todo mundo. Para mim é muito bom e gratificante, todo o trabalho bem feito. Queria deixar uma mensagem para o Jon Jones, em respeito a ele e toda a família dele. Tinha todo um discurso preparado. Vamos todos fazer 1 minuto de silêncio em respeito ao seu irmão (que faleceu).”