Alison dos Santos é prata no Mundial de Atletismo em Tóquio
Atleta de 25 anos fez prova de recuperação e chegou a sonhar com o bicampeonato mundial
Alison dos Santos voltou ao pódio mundial. Na manhã desta sexta-feira (19/9), em Tóquio, o brasileiro conquistou a medalha de prata nos 400 metros com barreiras, confirmando mais uma vez sua presença entre os gigantes da prova. O paulista de 25 anos, conhecido como “Piu”, completou a final em 46s84, ficando atrás apenas do americano Rai Benjamin, campeão com 46s52. O nigeriano Ezequiel Nathaniel fechou o pódio com 47s11.
Por alguns instantes, o sonho do bicampeonato mundial chegou a ganhar força. Benjamin foi inicialmente desclassificado por derrubar uma das barreiras de maneira irregular. A decisão, no entanto, foi revertida após recurso da delegação norte-americana, mantendo o título com o atleta dos Estados Unidos.
Campeão mundial em Eugene 2022 e dono de dois bronzes olímpicos (Tóquio 2021 e Paris 2024), Alison mostrou novamente sua capacidade de superação. Mesmo com o pior tempo entre os finalistas na semifinal (48s16), o brasileiro cresceu na decisão. Depois de largar forte e se manter em disputa pela quarta posição na primeira metade da prova, Piu ganhou ritmo na última curva, ultrapassou adversários e cruzou a linha de chegada em segundo lugar, pressionando Benjamin até o fim.
Com a prata no Japão, Alison dos Santos soma agora sua segunda medalha em Mundiais de Atletismo, consolidando-se como um dos principais nomes da história da prova e mantendo vivo o sonho de seguir fazendo história nos próximos ciclos olímpicos.