Luto

Aos 68 anos, morre ex-jogador Heber que defendeu os quatro clubes da capital

Faleceu o ex-jogador Héber Pires da Silva, aos 68 anos, na madrugada desta terça-feira (5),…

Heber Pires da Silva, ex jogador do Vila Nova
Heber Pires da Silva, conhecido como Hebinho, foi campeão nacional pelo Grêmio e estadual pelo Vila Nova. Foto: Arquivo pessoal

Faleceu o ex-jogador Héber Pires da Silva, aos 68 anos, na madrugada desta terça-feira (5), em decorrência da luta contra o câncer. Tendo atuado pelos quatro clubes da capital, além de equipes do interior, ele marcou o seu nome na história do Goiânia e também do Vila Nova. O atacante atuou por dois anos no Grêmio, onde se tornou campeão brasileiro em 1981, em cima do São Paulo, em um elenco que também contava com o goiano Baltazar.

Além do título nacional com a camisa do Grêmio, o antigo ponta de lança foi campeão com o Vila Nova. Pelo Colorado, Heber conquistou o Campeonato Goiano de 1984 em um quadrangular final que superou o Goiás, Goiânia e Atlético Goianiense. Foram cinco temporadas no rubro-negro, duas no Esmeraldino, cinco no Galo Carijó e duas no Tigre.

No interior, também defendeu o Palmeiras de Goiás em 1969, Independente em 1974, Anápolis em 1986 e Jataiense em 1989. Além destes clubes já citados na matéria, também passou fora do estado por: Santa Cruz-PE, Operário-MT, Bahia, Grêmio Maringá-PR, Uberlândia-MG, Rio Branco de Andradas-MG, Brasília-DF e Dom Bosco-MT.

Heber se tornou o jogador com mais jogos disputados pelo Goiânia no Campeonato Brasileiro de 1976, tendo disputado 12 jogos, assim como o parceiro de ataque Bill. Ele também foi o artilheiro do Goiás no Brasileirão de 1979 com nove gols marcados. O ex-jogador teve um filho que também foi atleta, Mahatma Gandhi, que defendeu o Atlético Goianiense, Trindade, Goiânia e Iporá.