Atleta sofre convulsão após cair em partida de campeonato de basquete em Goiânia
Secretaria de Estado do Esporte e Lazer disse que competições no local não estão autorizadas
Um episódio de desespero marcou o Campeonato Goiano de Basquete neste final de semana, quando um atleta sofreu uma convulsão após uma tentativa de enterrada durante o aquecimento que realizava no Centro de Excelência do Esporte, próximo ao estádio Olímpico. De acordo com a mãe do atleta, tudo aconteceu enquanto o jovem treinava com os demais jogadores.
“Ele fez uma enterrada e, como subiu muito alto, segurou no aro da cesta. Ele lembra de escorregar as mãos e, com o impulso, caiu pesado, batendo costas e cabeça no chão. Corri até ele e estava em convulsão. Pais que estavam no local ajudaram segurando a cabeça para não bater no chão, enquanto outros, o técnico e assistentes, o chamavam pelo nome”, relatou.
O socorro demorou cerca de 20 minutos para chegar, enfrentando dificuldades de acesso devido às obras, entulhos e sujeira no local. “Graças a Deus, ele não apresentou nenhuma sequela até o momento, mas poderia ter sido muito pior”, disse a mãe.
A remoção do atleta para o hospital também foi arriscada. Sem elevador funcionando e com o jovem de 1,92 m, os bombeiros precisaram descer quatro andares de escada com ele andando, já que não havia condições de usar uma maca.
Atualmente, o atleta está consciente e em observação médica. A mãe destacou o apoio da equipe técnica, colegas e famílias presentes, mas criticou a falta de atenção da organização do evento: “Todos se uniram como uma grande família. Somos muito gratos a todos. Mas a organização não fez nenhuma menção ou ofereceu auxílio.”
Ela enfatizou a necessidade de medidas de segurança para futuros eventos: “É imprescindível que haja pelo menos um socorrista capacitado, banheiros adequados, água para beber, acesso seguro e estrutura mínima para permanência dos atletas. Uma comissão organizadora deve garantir essas condições.”
Em nota, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer de Goiás esclareceu a situação atual do Centro de Excelência do Esporte. Confira:
“Nota Seel – Centro de Excelência do Esporte
Em relação aos questionamentos do Mais Goiás sobre a utilização do Centro de Excelência do Esporte para competições, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer esclarece que: O espaço está em reforma desde o mês de julho para abrigar a nova sede administrativa do órgão e o recebimento de competições nacionais e internacionais, e que desde então não foi autorizada nenhuma competição esportiva nas quadras do complexo, estando elas restritas a treinamentos de atletas de algumas modalidades específicas, agendadas previamente.
Desta forma, a competição citada na matéria, em que ocorreu o incidente, não foi autorizada pela Secretaria, que não tomou conhecimento prévio do evento. A Seel informa que está sendo aberto procedimento administrativo interno para apurar como a competição aconteceu, uma vez que, por conta das reformas e manutenções que estão acontecendo, o local não está apto no momento para receber este tipo de evento.
Secretaria de Estado de Esporte e Lazer“.