Decisão

Atlético-MG e América decidem o título do Campeonato Mineiro desta temporada

O primeiro jogo da decisão está marcado para apenas para semana que vem

Atlético Mineiro e América medem força na final do campeonato Mineiro
Foto: Pedro Souza / Atlético

A final do Campeonato Mineiro 2025 está definida! Atlético-MG e América-MG vão disputar a taça após superarem Tombense e Cruzeiro, respectivamente, nas semifinais. O Galo garantiu a vaga com duas vitórias por 2 a 0 sobre o Tombense, enquanto o Coelho avançou nos pênaltis contra a Raposa, após dois empates em 1 a 1.

A decisão será disputada em dois jogos: a partida de ida acontece no sábado (8/3), às 16h30, no Mineirão, e o segundo e decisivo duelo será no sábado (15/3), às 16h30, na Arena Independência.

Apesar de ter feito apenas 13 pontos na fase de grupos, terminando como líder do Grupo B, o América garantiu o direito de decidir em casa. Isso porque o Atlético-MG, com 16 pontos, ficou na segunda colocação do Grupo A, avançando às semifinais como a melhor segunda campanha geral.

Na semifinal contra o Cruzeiro, o América empatou 1 a 1 no primeiro jogo, com Gabigol marcando para a Raposa e Cauan Barros igualando para o Coelho. No jogo da volta, no sábado (22/2), Marlon abriu o placar para o América, mas o Cruzeiro buscou o empate com Lucas Romero.

A equipe de William Batista teve a chance de liquidar a classificação ainda no tempo normal, quando teve um pênalti a favor nos minutos finais, mas Cássio defendeu a cobrança de Jonathas. Com a igualdade no placar, a decisão foi para os pênaltis, onde o América foi mais eficiente e venceu por 4 a 2, garantindo a vaga na final.

Já o Atlético-MG não teve dificuldades para carimbar sua vaga na decisão. No primeiro jogo contra o Tombense, venceu por 2 a 0, com dois gols de Hulk. Mesmo com a vantagem, a equipe de Felipão não se acomodou e voltou a vencer no duelo de volta pelo mesmo placar. Rony e Roger Carvalho (contra) marcaram os gols do triunfo no Mineirão. O goleiro Everson ainda defendeu um pênalti cobrado por Anderson Ligeiro, garantindo a classificação com tranquilidade.