Pré-temporada

Bola volta a rolar nos bastidores: veja quando Atlético, Vila e Goiás se reapresentam

Times iniciam a pré-temporada nos dias 18, 26 e 27 de dezembro

Pré-temporada antecipada marca o início do planejamento dos goianos para 2026
Foto: Roberto Corrêa / Vila Nova F.C. @betocorreaphoto

Com as mudanças no calendário do futebol brasileiro, a temporada de 2026 começa mais cedo, e os clubes goianos já se movimentam nos bastidores para a montagem de seus elencos. Mesmo com datas diferentes para o início da pré-temporada, Atlético Goianiense, Goiás e Vila Nova têm um objetivo em comum: dar uma resposta ao torcedor e buscar um 2026 mais positivo do que foi a atual temporada.

O Atlético Goianiense será o primeiro a se reapresentar. O elenco rubro-negro retorna aos trabalhos no dia 18 de dezembro e terá pela frente, em 2026, as disputas do Campeonato Goiano, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro Série B. Em 2025, o Dragão teve campanha abaixo das expectativas: foi eliminado pelo Anápolis na semifinal do Estadual, caiu precocemente na segunda fase da Copa do Brasil diante do Retrô, nos pênaltis, e fechou a Série B na 11ª colocação, com 52 pontos, somando 13 vitórias, 13 empates e 12 derrotas.

Leia também: Dirigente do Anápolis diz que foco da equipe em 2026 é disputar títulos

A equipe dirigida por Rafael Lacerda encerrou a temporada com derrota por 1 a 0 para a Chapecoense, fora de casa. A estreia no Campeonato Goiano será no sábado (10/01), às 16h, contra o Anápolis, no Estádio Antônio Accioly.

O Goiás também chega para 2026 pressionado após um fim de temporada frustrante. O Esmeraldino passou grande parte da Série B dentro do G-4, mas terminou na 6ª colocação, com 61 pontos, apenas um a menos que o Remo, que ficou com a quarta vaga no acesso. Na rodada final, a equipe de Fábio Carille dependia apenas de si, mas perdeu para o time paraense por 3 a 1 e viu o sonho do retorno à elite ser adiado.

Além disso, o Verdão amargou o vice-campeonato da Copa Verde, diante do Paysandu, e segue sem conquistar o Campeonato Goiano desde 2018, neste ano, caiu na semifinal para o Vila Nova. A reapresentação do elenco está marcada para o dia 27 de dezembro. Em 2026, o Goiás disputará novamente o Campeonato Goiano, estreia no domingo (11/01), às 16h, contra o Goiatuba, na Serrinha, além da Copa Verde e da Série B.

Já o Vila Nova viveu uma temporada de contrastes em 2025. O Colorado voltou a levantar a taça do Campeonato Goiano após 19 anos, mas não conseguiu manter o bom desempenho ao longo da Série B e terminou a competição apenas na 13ª colocação, com 47 pontos, após 11 vitórias, 14 empates e 13 derrotas. Na última rodada, empatou por 2 a 2 com o Volta Redonda. A pré-temporada colorada começa no dia 26 de dezembro, e o clube terá pela frente a defesa do título estadual, além das disputas da Copa do Brasil, Copa Verde e novamente da Série B.

A temporada de 2026 também marca o início de um novo ciclo político no Vila Nova, agora sob a presidência de Fábio Brasil. A estreia no Goianão será no dia 10 de janeiro, às 16h, diante do Ouvidorense, no Estádio Luiz Benedito.