GOIANÃO

Bolão do Mais Goiás: Quem leva o título de Campeão Goiano em 2022?

A tarde deste sábado (2) será diferente para Goiás e Atlético. Os rivais se enfrentam às…

A tarde deste sábado (2) será diferente para Goiás e Atlético. Os rivais se enfrentam às 16h30, no Estádio Hailé Pinheiro, na disputa pelo troféu de Campeão Goiano de 2022. Como venceu a partida de ida no Antônio Accioly por 1 a 0, com gol do volante Marlon Freitas de pênalti, o Dragão joga com a vantagem do empate para ficar com o título. Já o Verdão precisa de uma vitória por dois gols de diferença para garantir a taça no tempo normal porque uma vitória simples leva a decisão para os pênaltis.

O Goiás esgotou todos os ingressos dois dias antes da decisão. Com Estádio lotado o Esmeraldino tem na força de sua torcida um aliado a mais para tentar reverter a vantagem que hoje é atleticana. Se conseguir, o Goiás voltará a levantar o troféu do Campeonato Goiano após três anos -o último título foi em 2018. Será o 29º nono troféu do clube que é o maior campeão do Estado. Já o Atlético busca a sua 16ª conquista para desempatar com o Vila Nova e se tornar o segundo maior vencedor do torneio.

O Mais Goiás ouviu alguns ex-jogadores de Goiás e Atlético e fez um bolão da grande final.

Claussio dos Santos Dimas, ou simplesmente Pituca. O nome de batismo não é muito familiar entre os torcedores do futebol goiano. O apelido, contudo, é bastante conhecido, especialmente pelas torcidas de Atlético e Goiás. O ex-volante que foi campeão goiano com Atlético-GO nos anos de 2007, 2008 e 2010 palpitou no empate em 1 x 1 no confronto, com o Dragão levando o caneco.

-“ Não tem jogo fácil, ainda mais em decisão e contra o Goiás. E a maioria dos jogos sempre segundo jogo prevaleceu o empate nas últimas decisões, tanto para o Goiás, quanto para o Atlético. A vantagem é mínima, mas é muito boa porque o Goiás vai  ter que sair pro jogo para querer empatar o jogo logo e o Atlético vai ter que saber aproveitar disso.”

Marcos Alberto Skavinki, mais conhecido como Marcão, foi zagueiro esmeraldino. Pendurou as chuteiras profissionais em 2011, mas antes conquistou o vice campeonato da Sul-Americana em 2010 com o clube esmeraldino. O placar do ex-zagueiro é 2 x 1 para o Goiás.

-“Todo clássico é difícil né, ainda mais agora que o Atlético conseguiu a vantagem no primeiro jogo. Mas a gente sabe que é uma vantagem reversível dentro da Serrinha, a gente sabe da força do Goiás dentro da Serrinha, então tenho certeza que o Goiás vai fazer um grande jogo, vai conseguir reverter e vai poder conquistar esse título”, afirmou o ex-zagueiro esmeraldino.

Carlos Robston Ludgero Júnior, conhecido como Robston, foi volante que se destacou no Atlético sendo campeão estadual em 2007, 2010 e 2011. O título de 2007 foi um dos mais marcantes, afinal de contas quebrou um jejum que já durava 19 anos do Atlético. Robston destacou a rivalidade do clássico e cravou 1 x 0 para o Dragão.

-” Final é sempre um jogo truncado, mas como já é a segunda partida, Goiás necessitando da vitória, espero um jogo um pouco mais aberto com Atlético saindo nos contra-ataques e o Goiás tentando buscar o gol pra tentar igualar o confronto. Mas eu espero um jogo bastante aberto, principalmente no segundo tempo.” Finalizou Robston.

 

Um ex-atleta esmeraldino, que disputou vários clássicos, foi Túlio Maravilha. O jogador foi tricampeão goiano em 89, 90 e 91, mas nenhum destes títulos contra o Atlético. O artilheiro arriscou o placar de 2 x 0 para o Goiás.

-“Mesmo com o Atlético tendo a vantagem de 1 x 0 do primeiro jogo, acredito que na Serrinha, com o apoio da torcida o Goiás vai conseguir reverter essa situação e voltar a ser campeão novamente. Mas mesmo assim é um clássico, mas o Goiás por jogar em casa leva esse favoritismo.” Completou Túlio Maravilha.

Revelado pelo Atlético em 1990, o meia Lindomar é o retrato do verdadeiro camisa 10. Marcado pela classe e visão de jogo, participou de diferentes fases do clube rubro-negro. Esteve no título do Brasileiro Série C em 90, momento de muitas dificuldades financeiras, até a volta no fim de 2006. Fez parte do elenco campeão goiano em 2007, que determinou o ressurgimento atleticano para o futebol. Lindomar aposta hoje em 1 x 0 para o Atlético.

-“Por parte do Atlético por ter ganhado o primeiro jogo, deve jogar mais fechado. Acho que vai ser um jogo um pouco mais truncado. Acho que o Atlético vai ficar esperando e aproveitar mais os contra-ataques”, disse o ex-meia rubro-negro.

Sempre com a tradição de formar grandes atletas, o Goiás, em 1979, revelou Carlos Alberto dos Santos, que, anos depois, entraria no hall de ídolos da história esmeraldina. Com ele em campo, o Goiás conquistou três Campeonatos Goianos, em 1981, 1983 e 1986.

-“Numa condição normal de jogo, sem expulsões, o Goiás vence por 1 x 0 e leva o troféu nos pênaltis,” acredita o ex-atleta esmeraldino.

O meio-campista Elias aposentou as chuteiras no último ano, mas recebeu uma bela homenagem do Atlético, equipe que defendeu por duas temporadas, sendo inclusive campeão goiano em 2010. Ele arriscou o placar de 2 x 0 para o Atlético.

-“Acho que vai ser um jogo focado nos contra-ataques e é aí que o Atlético vai fazer a diferença”.

Josué Anunciado de Oliveira foi um dos grandes volantes do futebol brasileiro nos anos 2000, Josué marcou história por onde passou. Contratado pelo Goiás junto com outras duas promessas pernambucanas, Marquinhos e Araújo, logo tomou conta do meio-campo alviverde.

Em oito temporadas em Goiânia, foram seis títulos do Campeonato Goiano, três da Copa Centro-Oeste e uma Série B do Campeonato Brasileiro, conquistas que consolidaram o carinho e a admiração do torcedor esmeraldino. Hoje de dentro da Serrinha Josué arriscou 2 x 0 pro Verdão.

-“Acho que vai ser um jogo truncado, não vai ser um jogo de muitas oportunidades não. A princípio o Atlético defendendo e o Goiás procurando mais o ataque, o Goiás precisa do resultado, pelo menos essa é a teoria, não sei se na prática vai funcionar, mas na teoria o Goiás tem que procurar ser mais ofensivo,” acredita Josué.

 

Os palpites estão aí, daqui a pouco vamos conhecer o campeão goiano de 2022. Deixe nos comentários seu placar também.