Brasil bate a Turquia e fecha fase de grupos na liderança da VNL
Com show de Darlan e atuação sólida do time reserva, Seleção Brasileira conquista a 10ª vitória e não pode mais ser alcançada na ponta da tabela
A Seleção Brasileira masculina de vôlei confirmou sua excelente fase na madrugada deste sábado (19/7), em Chiba, no Japão, ao vencer a Turquia por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 26/24, 22/25 e 25/22, pela penúltima rodada da fase preliminar da Liga das Nações (VNL). Com o resultado, o time comandado por Bernardinho assegura a liderança isolada da primeira fase, com 29 pontos, independentemente da última rodada contra a Alemanha.
Mesmo com um time misto, o Brasil mostrou força e profundidade de elenco. Sem os titulares Alan e Flávio, poupados, a seleção contou com boas atuações de Darlan, maior pontuador da partida com 28 pontos, e Arthur Bento, que entrou durante o jogo e foi decisivo. Lucarelli também brilhou em momentos importantes, e Judson se destacou com um ace que fechou o segundo set.
O confronto teve altos e baixos para o Brasil. A equipe começou bem, controlando o placar no primeiro set. No segundo, saiu atrás, mas reagiu com personalidade para virar e fechar em 26/24. No terceiro set, os turcos aproveitaram erros brasileiros e abriram vantagem, fechando em 25/22. Já no quarto e decisivo set, o equilíbrio marcou o início, mas dois aces seguidos de Darlan garantiram a vantagem e o controle do placar até o fim.
Com 10 vitórias em 11 partidas, a única derrota foi para Cuba, no Maracanãzinho, na primeira etapa. O desempenho sólido ao longo da competição assegurou ao Brasil um confronto teoricamente mais acessível nas quartas de final: enfrentará a China, que se classificará como oitava colocada por ser sede da fase final, que acontece entre 30 de julho e 3 de agosto.
Antes disso, o Brasil encerra sua participação na fase preliminar neste domingo (20/7), às 2h30 (de Brasília), contra a Alemanha. A partida terá transmissão ao vivo do sportv 2, VBTV e canal do Web Vôlei no YouTube (sem imagens).