Brasil busca vitória decisiva para seguir vivo na Copa do Mundo Sub-20
Com apenas um ponto no Grupo C, Seleção Sub-20 encara a Espanha na última rodada da fase de grupos
A Copa do Mundo Sub-20, disputada no Chile, começou no último sábado (27/9) e chega ao fim da fase de grupos neste domingo (5/10). Até aqui, apenas três seleções já garantiram vaga nas oitavas de final: Marrocos, Argentina e Estados Unidos. Conforme o regulamento, avançam os dois melhores de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados.
Pentacampeão do torneio (1983, 1985, 1993, 2003 e 2011), o Brasil vive um momento delicado no Grupo C. A equipe de Ramon Menezes soma apenas um ponto e ocupa a terceira colocação. Na estreia, empatou em 2 a 2 com o México e, na sequência, foi derrotada pelo Marrocos por 2 a 1. A Seleção encerra sua participação nesta fase contra a Espanha, no sábado (4/10), às 17h (de Brasília).
O grupo tem o Marrocos já classificado com seis pontos, seguido pelo México (2), Brasil (1) e Espanha (1). Para avançar em segundo lugar, o Brasil precisa vencer os espanhóis e torcer por um empate ou derrota dos mexicanos.
A disputa pela vaga entre os melhores terceiros coloca ainda mais pressão sobre a equipe. Hoje, o Brasil aparece apenas na 5ª posição dessa classificação, atrás de Nigéria, Chile e França (todas com 3 pontos) e do Panamá (1 ponto, mas em vantagem nos critérios de desempate). Cuba é a 6ª, também com um ponto. Nesse cenário, além da vitória, a Seleção precisará de uma combinação de resultados principalmente que Panamá não vença a Coreia do Sul e que Cuba não supere seu adversário.
Com tantos cenários possíveis, a conta é simples para o time brasileiro: vencer a primeira partida na competição é obrigatório. Só assim as chances de classificação aumentam e a Seleção mantém vivo o sonho do sexto título mundial da categoria.