Brasil encara a Itália em busca do título inédito da Liga das Nações
Seleção reencontra rivais de 2022 e busca o primeiro título da Liga das Nações Feminina
A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei está a uma vitória de conquistar pela primeira vez a Liga das Nações (VNL). Neste domingo (27/7), às 15h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a Itália na decisão da edição 2025, em Lodz, na Polônia. O confronto marca o reencontro das equipes que decidiram o título em 2022, vencido pelas italianas.
Após três vice-campeonatos (2019, 2021 e 2022), o time comandado por José Roberto Guimarães tenta, enfim, levantar o troféu da principal competição anual da modalidade. Para isso, precisa superar uma adversária que chega embalada. A Itália, atual campeã olímpica e também da VNL, está invicta na edição e passou com autoridade por Estados Unidos e Polônia no mata-mata.
Já o Brasil foi o segundo melhor time da fase classificatória, com apenas uma derrota, justamente para a Itália. Nas quartas de final, a seleção venceu a Alemanha por 3 sets a 0 e, na semifinal, eliminou o Japão em uma partida emocionante que terminou no tie-break, vingando a eliminação do ano passado.
O histórico recente entre as duas seleções é equilibrado, com grandes duelos. Nos últimos dez anos, foram 16 encontros, com 11 vitórias brasileiras e cinco italianas. Na própria VNL, o equilíbrio segue: são quatro vitórias para cada lado.
A final deste domingo será a quarta do Brasil em sete edições do torneio. Do outro lado, a Itália tenta conquistar seu terceiro título e igualar os Estados Unidos como maiores campeões da história da competição. Antes da decisão, às 11h, Japão e Polônia disputam o terceiro lugar.