Liga das Nações

Brasil encara o Japão por vaga na final da VNL

Após uma vitória tranquila sobre a Alemanha nas quartas de final, a seleção brasileira feminina…

Brasil e Japão disputam vaga para final da VNL
Foto: FIVB

Após uma vitória tranquila sobre a Alemanha nas quartas de final, a seleção brasileira feminina de vôlei volta à quadra neste sábado (26/7), às 15h (horário de Brasília), para enfrentar o Japão pela semifinal da Liga das Nações (VNL). A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV 2.

Na fase anterior, o Brasil venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 26/24 e 25/14, mostrando consistência e força coletiva. A oposta Rosamaria e a ponteira Gabi foram os destaques da partida, anotando 13 e 12 pontos, respectivamente. A central Diana também brilhou nos bloqueios, enquanto a líbero Nyeme (atual titular) foi decisiva nas coberturas defensivas.

Agora, o desafio é contra o Japão, adversário que o Brasil já enfrentou e venceu por 3 a 0 na terceira semana da competição. Apesar do retrospecto recente positivo, o confronto promete equilíbrio. Nos últimos cinco encontros entre as seleções, três foram decididos no tie-break. No histórico geral, o Brasil leva vantagem com 17 vitórias em 21 partidas oficiais na última década.

A semifinal marca um reencontro entre as equipes, que também se enfrentaram nesta mesma fase em 2024. Na ocasião, o Japão levou a melhor e eliminou o Brasil, que havia feito a melhor campanha da fase classificatória. Agora, o time comandado por José Roberto Guimarães tenta reescrever essa história e garantir vaga na final inédita da VNL, competição que ainda não conta com título brasileiro no feminino. Até o momento, o Brasil soma três medalhas de prata.

A outra semifinal será disputada às 11h entre Itália e Polônia. Os vencedores avançam à decisão marcada para domingo (27/7), às 15h, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar às 11h.