CAMPEÃO

Carlos Alcaraz conquista título inédito do Australian Open e se torna o tenista mais jovem a completar career slam; veja lista

Na final do Australian Open, Carlos Alcaraz venceu Djokovic pelo placar de 3 sets a 1

Carlos Alcaraz comemora título do Australian Open
Carlos Alcaraz comemora título do Australian Open. Foto: Divulgação - ATP

Por O Globo: Carlos Alcaraz não para de colecionar feitos históricos. Neste domingo, ele conquistou o troféu inédito do Australian Open, ao derrotar o sérvio Novak Djokovic, de virada, por 3 sets a 1. Com isso, o espanhol de 22 anos se tornou o tenista mais novo a completar o tão sonhado career slam — quando o tenista vence os quatro Majors (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open). Ele, inclusive, superou o compatriota Rafael Nadal, que atingiu a marca com dois anos a mais.

Leia também: Carlos Alcaraz imita comemoração de Fernando Alonso após vitória no Australian Open

Veja os tenistas com carreer slam

  1. Carlos Alcaraz – 22 anos e 8 meses
  2. Rod Laver – 24 anos
  3. Rafael Nadal – 24 anos e 2 meses
  4. Fred Perry – 26 anos
  5. Roy Emerson – 27 anos e 7 meses
  6. Roger Federer – 27 anos e 9 meses
  7. Novak Djokovic – 29 anos
  8. Andre Agassi – 29 anos e 1 mês

Como foi a vitória sobre Djokovic

Na final do Australian Open, o número 1 do mundo bateu o sérvio Novak Djokovic, que perseguia o 25º Grand Slam, que faria dele o maior campeão em todos os tempos, entre homens e mulheres.

O primeiro set foi de superioridade do veterano, que venceu por 2/6. Mas Alcaraz correu atrás e venceu os demais sets, por 6/2, 6/3 e 7/5, totalizando 3h02 em quadra. O disputadíssimo terceiro set, inclusive, levou a torcida à loucura, com quase uma hora jogada em alto nível.

Uma das jogadas foi tratada como “insana” pelo perfil oficial do Australian Open no X. “Apenas relaxe e aprecie dois mestres em sua arte desafiando a lógica”, convidou o perfil ao mostrar vídeo da disputa pelo ponto.

Já no último set, em que Djokovic chegou a salvar cinco break points no segundo game, o sérvio chegou a acender a expectativa de que o jogo fosse decidido no tiebreak ao empatar em 5/5, mas o espanhol foi quem levou a melhor e conseguiu fechar o set, conquistando o Australian Open.