Cascavel receberá primeira corrida noturna da história da Copa Truck
Além da categoria, também será a primeira prova à noite de todas as competições de caminhões
A próxima etapa da Copa Truck, marcada para este fim de semana, vai entrar para a história do automobilismo brasileiro. Pela primeira vez desde a criação da categoria, os brutos vão acelerar sob as luzes artificiais em uma corrida noturna no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Estado do Paraná.
Para que fosse realizada a corrida noturna sem danificar nenhum aspecto do campeonato e da temporada em curso, pequenas adaptações no formato tradicionais precisaram ser feitas. A largada será às 19h20 de sábado (12/07) e terá duração e pontuação correspondentes à corrida 2 do formato normal. Já no domingo (13/07), acontece a prova diurna, que vale mais pontos, a partir das 12h25.
Para que isso acontecesse, os administradores do Autódromo Zilmar Beux dobraram o número dos holofotes já instalados desde o ano passado, quando a pista recebeu seu primeiro evento noturno com a tradicional Cascavel de Ouro.
A programação do sábado (12/07) não muda, com as classificações das divisões Elite e Pro, seguidas pelos respectivos Top Qualifyings. No início da noite, acontece a corrida histórica, que terá o grid invertido entre os oito mais rápidos do classificatório. Em uma programação tradicional, ela seria a corrida 2, com 20 minutos mais uma volta e os cinco primeiros indo ao pódio.
Já no domingo (13/07), os caminhões retornam à pista para a corrida que será a principal, com 30 minutos mais uma volta, e distribuirá os pontos referentes à corrida 1, e o grid respeitará a ordem do treino classificatório. Nesta disputa, os três melhores de cada categoria subirão ao pódio. Vale lembrar que o sistema de pontuação permanece o mesmo para ambas as provas.
Além disso, um treino de reconhecimento acontecerá na noite de sexta-feira (11/07). “Se algum piloto disser que não está animado para esta corrida especial, ele estará mentindo. Todo mundo sempre sonhou em correr à noite, que é algo que vemos em diversos outros campeonatos por aí e agora veio a chance. Espero ampliar meu recorde com mais uma vitória”, comenta Beto Monteiro, maior vencedor em solo cascavelense, com três triunfos.