COMEMORAÇÃO

Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia, recebeu neste sábado (4) o 3º Festival Paralímpico

Neste sábado (4), o Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia, foi palco do 3º…

Jovens durante oficina de atletismo no Festival Paralímpico
Jovens durante oficina de atletismo no Festival Paralímpico. Foto: Isabella Brito

Neste sábado (4), o Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia, foi palco do 3º Festival Paralímpico, que é uma comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que ocorreu na última sexta-feira (3). O evento contou com oficinas de atletismo, parabadminton e vôlei sentado.

No Festival, cerca de 200 crianças e adolescentes de oito municípios goianos estiveram presentes. A festividade, que é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro, também ocorreu em outros 70 municípios do país, em 24 estados da federação.

Os convidados do evento puderam estar lado a lado com alguns destaques do esporte goiano, como a jogadora de vôlei sentado, Jani Freitas, que foi medalhista de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio, neste ano, com a seleção brasileira. A goiana destacou um pouco da sua experiência no paradesporto para os jovens.

“Conquistar uma medalha paralímpica exige muito esforço, sacrifício, mas é um orgulho muito grande. Espero que o meu exemplo e de outros atletas possam inspirar essas crianças, para aproveitarem as oportunidades, treinarem bastante, desfrutarem o máximo que o paradesporto tem a oferecer”, disse a atleta goiana.

O secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, também ressaltou a importância desses eventos no estado para incentivar os jovens na pratica esportiva. “Eventos como este são muito importantes para valorizar o nosso paradesporto, que ano após ano está cada vez mais forte. Aqui temos uma grande estrutura no Centro de Excelência, mas não adiantaria nada se não fossem os seres humanos”, comentou o secretário.

Jovens goianos conquistaram 48 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

O Festival Paralímpico ocorreu uma semana após as Paralimpíadas Escolares, que foram realizadas em São Paulo. Na edição deste ano, o estado de Goiás conquistou a 6ª colocação geral, com 48 medalhas na competição. Foram 24 medalhas de ouro, 16 de prata e 8 de bronze.