NFL

Chargers freiam brilhantismo dos Chiefs com atuação sólida de ponta a ponta, e iniciam temporada vencendo no Brasil

O duelo entre Chargers e Chiefs foi o segundo da NFL que ocorreu na New Química Arena

Partida entre Chargers e Chiefs na NFL. Foto: Divulgação

Por O Globo: Se grande parte dos 47.627 torcedores presentes na Neo Química Arena pagaram ingresso para assistir ao Kansas City Chiefs e ao astro Patrick Mahomes de perto, o Los Angeles Chargers fez questão de mostrar que eram os donos da casa nesta noite em São Paulo. No segundo jogo da história da NFL em São Paulo, a equipe do quarterback Justin Herbert teve uma atuação sólida de ponta a ponta e arrancou uma vitória crucial dentro da divisão Oeste da Conferência Americana (AFC) por 27 a 21.

Em nenhum momento, os Chargers estiveram atrás do placar. Assim, os comandados de John Harbaugh conseguiram executar muito melhor seu plano de jogo e administrar relógio sempre quando era necessário, além de frear a reação adversária na reta final. Soma-se a isso a atuação impecável de Herbert, com 318 jardas passadas e três touchdowns, dois deles anotados pelo recebedor Quentin Johnston.

Do outro lado, os atuais vice-campeões Chiefs demoraram a se encontrar e respiraram no jogo mais conta de algumas tradicionais jogadas de impacto de Mahomes, mas não chegaram a se aproximar da vitória desta vez.

O jogo

Os Chargers iniciaram o confronto dando a pinta de que tomariam as rédeas da partida. Herbert anotou o primeiro touchdown com menos de seis minutos, após conduzir uma campanha consistente e encontrar Quentin Johnston sozinho na endzone. A equipe da Califórnia ainda abriria 10 a 0 no placar graças ao field goal de Cameron Dicker, enquanto os Chiefs estavam travados.

Sem conectar bem com os recebedores, Mahomes encontrava, sobretudo, dificuldades nas terceiras descidas, confrontando uma defesa sólida e que não caía nas pegadinhas do sistema do técnico Andy Reid. As únicas pontuações de Kansas City vieram em dois field goals de Harrison Butker, o último deles no último lance do primeiro tempo, em um tiro de 59 jardas sob pressão. Antes, porém, Dicker já havia feito outro: 13 a 6.

Foi na volta do intervalo que Mahomes acordou e incendiou a partida. A primeira campanha do terceiro quarto foi um monólogo de quase seis minutos, com o astro conectando diversos passes curtos e também correndo sozinho para mover as correntes. Com os pés, anotou o touchdown que poderia ter empatado o jogo e levou a torcida brasileira à loucura. Porém, o placar ficou em 13 a 12 por causa de um erro de Butker no extra point, que se mostrou determinante.

No final do período, Herbert voltou a levar os Chargers até a beira da endzone em uma campanha de sete minutos e lançou mais um bom touchdown, desta vez para o veterano recebedor Keenan Allen. O sinal positivo mostrado pela equipe de John Harbaugh foi a capacidade de não se descontrolar mesmo que o rival tivesse começado a empilhar lances de impacto.

Para o sonho de todo torcedor brasileiro, a dupla Mahomes e Travis Kelce anotou um touchdown em Itaquera. O tight end se colocou em reta vertical no fundo do campo e recebeu passe do quarterback sem nenhum adversário em volta: 20 a 18. Aproveitando o momento para tentar recuperar o prejuízo do extra point errado por Butker, eles foram para a conversão de dois pontos, mas falharam.

Novamente inabalável, Herbert escalou o campo por mais sete minutos e os Chargers voltaram a ser recompensados pela paciência. Mais um passe para Johnston e o segundo touchdown do recebedor na partida a cerca de cinco minutos do fim para colocar 27 a 18 no placar.

A campanha seguinte dos Chiefs poderia ser trágica para os Chargers, com Mahomes encontrando mais uma grande jogada em passe de 49 jardas para Marquise Brown. No final das contas, porém, o time conseguiu apenas o field goal.

Quando Los Angeles pegou a bola, Herbert fez questão de garantir que aquela era a última campanha. O ponto final na partida foi uma corrida do quarterback para converter uma terceira descida para 14 jardas e encerrar as chances do adversário. Só restou ajoelhar três vezes e voar de volta para a Califórnia com a vitória na bagagem.