Encontro

Clubes da Série A se reúnem para discutir Brasileirão, com fair play financeiro e gramado sintético como temas controversos

Conselho Técnico da CBF acontece nesta quarta-feira (12/3), na sede da entidade

Conselho Técnico da CBF acontece nesta quarta-feira (12/3), na sede da entidade
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

(Por Agência o Globo)

Os 20 clubes da Série A se reúnem nesta quarta-feira, 11h, na sede da CBF já reformada, para debater o regulamento do Brasileirão de 2025.

O presidente Ednaldo Rodrigues receberá os presidentes das equipes aberto a debates em relação a temas controversos recentemente.

Entre eles, estão a aplicação de um fair play financeiro para obrigar os clubes a pagarem suas dívidas com os demais, além do debate sobre os gramados sintéticos no país.

Os dois temas estão longe de ser unanimidade. Uma corrente defende que o piso artificial é uma espécie de doping técnico, que demandaria também um tipo de fair play.

Em relação às questões financeiras, clubes como Flamengo e Palmeiras batalham para que os demais não usem o endividamento para que possam investir em elencos mais fortes para as disputas.

A CBF tem adotado a política de deixar a cargo dos clubes, em votação, a implementação de quaisquer medidas que penalizem os outros. Sem unanimidade, os temas não tem avançado coletivamente.

Contratos comerciais

A entidade também repassou aos clubes este ano o aviso sobre um ítem do regulamento que prevê o repasse dos valores dos contratos de placas de publicidades aprovados pelas equipes. Alguns dirigentes não gostaram e o tema pode vir à tona.

O artigo 113 do regulamento afirma que os contratos que tenham por objeto propriedades relacionadas às competições da CBF devem ser remetidos à entidade, propiciando que ela participe dos mesmos na condição de interveniente anuente.