Problema

Com dores na lombar, João Fonseca desiste do ATP de Brisbane e pode deixar top-30

Estreia do brasileiro na temporada será adiada para a próxima semana, em Adelaide

Screenshot_20260104_135705_Instagram

A estreia de João Fonseca na temporada de 2026 terá que esperar. O tenista brasileiro precisou desistir do ATP 250 de Brisbane, na Austrália, após sentir dores na região da lombar. A estreia na temporada seria como o cabeça de chave 6 do torneio, contra o americano Reilly Opeka, que agora enfrentará o australiano Dane Sweeny.

Atualmente o 24º melhor do mundo, João perderá pontos no ranking da ATP, já que, nesta época em 2025, ele venceu o Challenger de Camberra, e agora não tem como defender a pontuação — neste momento, a lista ao vivo indica o brasileiro na 29ª colocação. Ele precisará de um bom desempenho em Adelaide, na próxima semana, para impedir que mais concorrentes o ultrapassem e ele fique de fora do top-32.

Tudo isso pensando no Australian Open, primeiro grand slam do ano e que acontece na sequência da disputa em Adelaide. A classificação entre os 32 melhores do mundo garante a vaga de cabeça de chave no torneio, o que significa, além da estreia direta na chave principal, um caminho menos espinhoso na competição, contra adversários que estão em posições bem inferiores no ranking.

Em 2025, primeira temporada de João Fonseca como profissional, o brasileiro surpreendeu o cenário do tênis mundial ao começar nas qualificatórias e avançar até a terceira rodada, deixando para trás Andrey Rublev, então nono melhor do mundo. Todo o planejamento do tenista visava a volta ao torneio já consolidado como um dos principais nomes em ascensão do circuito, como cabeça de chave.

A última partida de Fonseca foi em 8 de dezembro, em um jogo de exibição contra o número 1 do mundo, Carlos Alcaraz. O espanhol superou o tenista brasileiro por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 2/6 e um super tie-brek acirrado de 10-8. A revanche já foi marcada e acontecera em 12 de dezembro, no Allianz Parque, e os ingressos estão perto de esgotar. (POR O GLOBO)