Copa América

Com gols no início e nos acréscimos, Brasil vence a Venezuela na estreia

Seleção feminina supera dificuldades na altitude e larga com três pontos na Copa América; Amanda e Duda marcam para o Brasil

Brasil estreia com vitória na Copa América
Fotos : Lívia Villas Boas / CBF

A Seleção Brasileira Feminina de Futebol começou com o pé direito na Copa América 2025. Na noite deste domingo (13/7), a equipe comandada por Arthur Elias venceu a Venezuela por 2 a 0, no estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, no Equador, e largou bem no Grupo B da competição. Os gols da vitória foram marcados por Amanda Gutierres, ainda no primeiro tempo, e Duda Sampaio, nos acréscimos da etapa final. Com o resultado, o Brasil soma três pontos e ocupa a vice-liderança da chave, ficando atrás do Paraguai, que goleou a Bolívia por 4 a 0 e leva vantagem no saldo de gols.

O início da partida foi equilibrado e de poucas chances claras. O Brasil dominava a posse de bola e tentava se impor tecnicamente, mas encontrava dificuldade para furar a marcação venezuelana. A equipe adversária chegou a criar boas oportunidades, levando perigo ao gol de Lorena com Carrasco e Romero.

A rede balançou aos 31 minutos do primeiro tempo, em bela jogada coletiva. Isa Haas encontrou Gio com um passe em profundidade. A atacante avançou pela direita e cruzou rasteiro para Amanda Gutierres, que apareceu livre na área e empurrou para o gol: 1 a 0 Brasil.

Na etapa final, a Venezuela voltou mais agressiva e tentou pressionar em busca do empate, exigindo boas defesas da goleira Lorena. O Brasil respondeu e quase ampliou com Luany, que desperdiçou uma chance clara após rebote de Cáceres.

A vitória foi sacramentada nos acréscimos do segundo tempo. Após boa troca de passes, Duda Sampaio apareceu bem na área e finalizou com precisão para fechar o placar em 2 a 0.

Agora, o Brasil volta a campo na próxima quarta-feira (16/7), às 18h (horário de Brasília), para enfrentar a Bolívia, pela segunda rodada da fase de grupos. No mesmo dia, às 21h, a Venezuela encara a Colômbia em busca de recuperação.