MUDANÇAS

Com mudança na Série D, estado de Goiás terá 5 representantes na Quarta Divisão em 2026

Além de aumentar o número de rimes, a tempoeada 2026 da Série D também terá um número maior de vagas de acesso

Troféu do Campeonato Brasileiro Série D. Foto: Lucas Figueiredo - CBF

Na próxima temporada, o Campeonato Brasileiro Série D irá mudar sua formatação, e a competição nacional passará a contar com 96 equipes na disputa. Com um aumento de 32 equipes em relação às últimas edições, a Quarta Divisão terá, no total, cinco representantes goianos: Aparecidense, Abecat, Crac, Goiatuba e Inhumas.

Para 2026, Abecat, Crac e Inhumas já haviam garantido suas vagas pelo Campeonato Goiano, já que a Federação Goiana tinha três vagas no torneio. Com o aumento do número de times na Série D, outro critério adotado pela CBF foi o fato de que os clubes que avançaram para a segunda fase da competição neste ano ganhariam vaga direta na próxima temporada. Dessa forma, a Aparecidense, que chegou às oitavas, e o Goiatuba, que caiu nas quartas, também se garantiram na Quarta Divisão.

Com o aumento do número de equipes, a fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro Série D também teve uma leve mudança. Em 2026, serão 16 grupos com seis clubes cada, e os quatro melhores avançam para a segunda fase. A competição também ganhará uma fase a mais de mata-mata.

Outra grande novidade para a temporada 2026 é o número de vagas para a Série C, que subirá de quatro para seis. Os quatro times que avançarem até as semifinais garantirão vaga na Terceira Divisão em 2027. Já os times que caírem nas quartas de final farão um playoff, no qual serão distribuídas outras duas vagas.