Semifinal

Com o retorno de Canobbio, Fluminense enfrenta o Vasco por vaga na final da Copa do Brasil

O duelo define o último classificado para a final da competição; Cruzmaltino tem a vantagem do empate

Vasco tem a vantagem do empate já que a equipe venceu o primeiro jogo por 2 a 1
Foto: Reprodução rede social

É clássico carioca na segunda e última decisão da semifinal da Copa do Brasil. Fluminense e Vasco se enfrentam neste domingo (14/12), às 20h30, no Maracanã, em busca da última vaga na final da competição. O Cruz-Maltino entra em campo com a vantagem do empate, enquanto o Tricolor precisa vencer por dois gols de diferença para avançar no tempo normal. Em caso de vitória por apenas um gol, a decisão será nos pênaltis.

O Fluminense está na disputa desde a primeira fase e construiu uma campanha sólida até aqui. A estreia foi com goleada por 8 a 0 sobre o Águia de Marabá, seguida de vitória por 2 a 1 contra o Caxias. Na terceira fase, eliminou a Aparecidense ao vencer os dois jogos, por 1 a 0 e 4 a 1. Nas oitavas de final, passou pelo Internacional após vencer o jogo de ida por 2 a 1 e empatar o duelo de volta em 1 a 1.

Leia também: Com clima de revanche, Corinthians e Cruzeiro decidem vaga na final neste domingo

A primeira derrota do Tricolor na competição veio nas quartas de final, quando perdeu o jogo de ida para o Bahia por 1 a 0, mas reagiu no Maracanã e venceu por 2 a 0, garantindo a classificação. Já no confronto de ida da semifinal contra o Vasco, a equipe comandada por Zubeldía, que vinha de uma sequência de sete jogos de invencibilidade, começou melhor e saiu na frente, mas acabou sofrendo a virada com gols de Rayan e Pablo Vegetti, fechando o placar em 2 a 1 para o rival.

Para o duelo decisivo, o técnico Zubeldía contará com o retorno de Canobbio, que cumpriu suspensão no primeiro jogo. O uruguaio deve assumir a vaga de Soteldo, que iniciou o clássico de ida, mas deixou o campo ainda no primeiro tempo após sentir uma lesão.

Do outro lado, o Vasco também iniciou sua trajetória na Copa do Brasil desde a primeira fase. O Cruz-Maltino estreou vencendo o União Rondonópolis por 3 a 0 e repetiu o placar diante do Nova Iguaçu. Na terceira fase, empatou os dois jogos em 1 a 1, e garantiu a classificação nos pênaltis, por 7 a 6. Nas oitavas, após empatar o duelo de ida sem gols, venceu o jogo de volta por 3 a 1.

Nas quartas de final, o Vasco superou o Botafogo em mais um clássico. Após dois empates por 1 a 1, a vaga foi definida nas penalidades, com vitória cruz-maltina por 5 a 3. Na ida da semifinal contra o Fluminense, a equipe comandada por Fernando Diniz conquistou a vantagem ao vencer de virada por 2 a 1 e agora joga pelo empate no Maracanã. Para o confronto decisivo, a tendência é que o treinador repita a mesma formação, com Lucas Piton ainda fora por lesão.

Fluminense x Vasco

Data: 14 de dezembro de 2025

Horário: 20h30

Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro

Transmissão: Sportv, Premiere e Amazon Prime.

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Nonato e Lucho Acosta; Canobbio, Serna e Everaldo

Técnico: Zubeldía

Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan, Puma Rodríguez; Thiago Mendes, Cauan Barros, Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan.

Técnico: Fernando Diniz