Com rivalidade em alta, Curvelo abre fase brasileira da “Libertadores do Automobilismo”
Sétima etapa do TCR South America promete mais embates no confronto Brasil x Argentina
Depois de passar por Argentina e Uruguai, o calendário 2025 do TCR South America entra na fase final com a disputa de quatro etapas no Brasil. A categoria abre o tour pelas pistas nacionais neste fim de semana (16 e 17/08), no Circuito dos Cristais, na cidade de Curvelo, em Minas Gerais.
As corridas válidas pela sétima jornada do atual campeonato vão representar a primeira vez que a principal categoria de âmbito continental no automobilismo da América do Sul competirá em Minas Gerais. O fim de semana valerá também pela abertura do TCR Brasil, que contará com quatro etapas.
Na “Libertadores do Automobilismo”, como o TCR continental é chamado, Curvelo corresponderá à sétima etapa, em um momento em que a rivalidade entre pilotos argentinos e brasileiros pega fogo. No momento, em 2025 o placar é de dez vitórias para os argentinos e duas para os brasileiros.
O cronograma da temporada 2025 começou em março com a disputa da etapa de Rosário, na Argentina. O país vizinho recebeu as outras três rodadas seguintes, em Oberá, San Juan Villicum e Termas de Río Hondo. Na sequência, o calendário avançou para o ‘julho uruguaio’, com disputas nos Autódromos de Mercedes, no interior, e em El Pinar, tradicional circuito próximo a Montevidéu.
Um dos grandes nomes do automobilismo sul-americano, o argentino Leonel Pernía é piloto da equipe Honda YPF Racing e lidera o campeonato com 406 pontos depois de ter conquistado cinco vitórias, oito pódios e duas poles.
O principal rival de Pernía é o brasileiro Pedro Cardoso, atual campeão tanto do torneio continental quanto do brasileiro. Maior pontuador na etapa de El Pinar, o dono do Peugeot 308 GTI TCR #1 é o segundo colocado no campeonato, com 321 pontos somados com a equipe argentina PMO Racing.