Copa América

Com show de Amanda e Marta, Brasil atropela Uruguai e garante vaga na final

Equipe brasileira goleia o Uruguai por 5 a 1, com grande atuação coletiva, e reencontra a Colômbia na decisão

Brasil goleira Uruguai e vai a final da Copa América
Fotos : Lívia Villas Boas / CBF

A Seleção Brasileira feminina confirmou o favoritismo e está na final da Copa América. Na noite desta terça-feira (29/7), o Brasil venceu o Uruguai por 5 a 1, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, e avançou à decisão do torneio. Os gols da vitória foram marcados por Amanda Gutierres (2), Marta, Gio Garbelini e Dudinha. O gol uruguaio saiu em um lance infeliz, com desvio contra de Isa Haas.

Mesmo com um início perigoso das uruguaias, que chegaram com Carballo logo aos três minutos, a equipe comandada por Arthur Elias reagiu rápido. Aos 11, Marta cruzou na medida para Amanda Gutierres abrir o placar de cabeça. Dois minutos depois, em jogada pela direita, a bola sobrou para Gio, que não perdoou e ampliou.

O terceiro gol veio ainda no primeiro tempo. Isa Haas foi derrubada na área e Marta converteu a penalidade com categoria, marcando seu primeiro gol nesta edição da competição.

Na volta do intervalo, o Uruguai conseguiu descontar em um escanteio desviado por Isa Haas contra a própria meta. A Celeste até esboçou uma reação, acertando o travessão e exigindo boas defesas da goleira Cláudia, mas o Brasil rapidamente retomou o domínio.

Aos 20 minutos da etapa final, Amanda Gutierres cobrou falta com precisão e marcou seu quinto gol no torneio. Já nos minutos finais, Duda Sampaio deu ótimo passe para Dudinha fechar a goleada e carimbar a vaga na decisão.

Na grande final, o Brasil reencontra a Colômbia, adversária da fase de grupos. As duas seleções empataram em 0 a 0 naquela ocasião. A decisão será neste sábado (2/8), às 18h, no Estádio Casa Blanca, novamente em Quito. A Colômbia avançou após vencer a Argentina nos pênaltis, também por 0 a 0 no tempo normal.