Como foi a primeira vez em que Gabriel Bortoleto correu em Interlagos?
Foi em fevereiro de 2022, na abertura da temporada da Stock Car, que o atual representante brasileiro no grid do Mundial de Fórmula 1 estreou no "templo"
Entre os dias 7 e 9 de novembro, o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, na cidade de São Paulo, será palco do GP de São Paulo de Fórmula 1, o 21º da temporada 2025. Gabriel Bortoleto vai acelerar de forma inédita em casa pela maior das categorias do automobilismo, colocando a bandeira verde e amarela de volta ao grid no traçado paulistano depois de oito anos.
Mas esse também será o retorno do paulista de 21 anos a Interlagos, onde correu pela primeira (e até então única) vez em fevereiro de 2022, pela Stock Car Pro Series. Na ocasião, a categoria realizava a abertura da temporada com a Corrida de Duplas, na qual pilotos titulares corriam em parceria com convidados. Ainda no rescaldo da pandemia de Covid-19, a etapa aconteceu sem a presença de público.
Bortoleto foi o piloto convidado por Gaetano Di Mauro, que, à época, corria pela KTF Sports. Gabriel disputou a segunda prova do evento e, ao largar, tornou-se o mais jovem a disputar uma corrida na história da Stock Car, com 17 anos, três meses e 29 dias. O então adolescente finalizou a corrida na 22ª colocação.
Dono de carreira forjada na Europa desde o kartismo, Gabriel Bortoleto teve poucas experiências correndo de forma competitiva no Brasil. Em carros fechados, o paulista fez duas etapas (quatro corridas) na Stock Light em 2021, todas no saudoso Autódromo Internacional de Curitiba, onde conquistou uma vitória representando a KTF Sports, time que hoje se chama CAR Racing.
No início do ano seguinte, atendeu ao convite de Gaetano Di Mauro, um dos seus grandes amigos no automobilismo, e correu pela primeira vez no Autódromo de Interlagos, ao volante de um carro da Stock Car. Daí em diante, Bortoleto trilhou trajetória fulminante com títulos na Fórmula 3, em 2023, da Fórmula 2, no ano seguinte e, na atual temporada, é um dos estreantes no grid da Fórmula 1.
De volta ao Brasil para acelerar em Interlagos no fim de semana de GP de São Paulo de Fórmula 1, que, além da corrida principal, no domingo (09/11), terá uma das corridas sprints do calendário de 2025, Gabriel viverá uma experiência inédita em um monoposto no lendário circuito de 4.309 metros de Interlagos.
Ao término da etapa disputada no México, no último dia 26 de outubro, no Autódromo Hermanos Rodríguez, Bortoleto falou à jornalista Mariana Becker, da Band, sobre sua expectativa para um fim de semana muito aguardado pelo piloto. “Muito confiante para correr no Brasil. Não vejo a hora de pilotar diante do meu país”.