Conmebol solicita mudança no formato da Copa Intercontinental: “a gente nunca esteve de acordo”
A entidade entende que a atual formatação do Mundial é injusta
Flamengo e Paris Saint-Germain, da França, disputarão, nesta quarta-feira (17/12), a final da segunda edição da Copa Intercontinental, torneio que substitui o Mundial de Clubes que era disputado anualmente. Às vésperas da decisão, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, disse, em entrevista ao Globo Esporte, que o atual formato da competição é injusto e que a entidade máxima do futebol sul-americano nunca esteve de acordo com o mesmo.
“Eu considero que o caminho do Flamengo, do campeão da Libertadores, para chegar à final é muito mais longo. E até diria injusto. A gente nunca esteve de acordo com as mudanças que tiveram no campeonato. Achamos que a história está, de alguma maneira, a favor da América do Sul. Mas são coisas que acontecem, a gente tem que arrumar dentro da Fifa e está trabalhando para isso”, disse Alejandro Domínguez ao Globo Esporte.
De acordo com o Globo Esporte, a Conmebol enviou uma solicitação formal à Fifa pedindo uma mudança no formato do Intercontinental. O desejo da entidade é que os representantes sul-americanos passem a entrar direto na fase semifinal, como acontecia no antigo Mundial, disputado entre 2005 e 2023. Na antiga formatação, os europeus também estreavam nas semifinais.
Domínguez também afirmou que está na torcida para que o Rubro-Negro derrote o PSG e interrompa a hegemonia europeia. Desde 2013, o representante da Uefa conquistou todos o Mundial em todos os seu formatos, incluindo a Copa Intercontinental do ano passado, vencida pelo Real Madrid, e a Copa do Mundo de Clubes, que teve sua primeira edição realizada neste ano e foi conquistada pelo Chelsea.
“Claro que vou torcer para o Flamengo. Não só para o Flamengo, mas para o futebol sul-americano. Está na hora dessa taça voltar para a Conmebol, especialmente para o Flamengo. O Flamengo hoje representa o futebol sul-americano e vamos torcer para o Flamengo, sem dúvida”, afirmou Alejandro Domínguez ao Globo Esporte.