Contra o Fortaleza, Fábio se torna recordista no número de jogos na história do futebol
O goleiro chegou a 1390 partidas como profissional, igualando o inglês Peter Shilton
O goleiro Fábio, do Fluminense, quebrou um recorde impressionante neste sábado (16/08). Ao entrar em campo para enfrentar o Fortaleza, no Maracanã, pela 20ª rodada do Brasileirão, o arqueiro se tornou o jogador com o maior número de jogos disputados na história do futebol, igualando os 1390 do inglês Peter Shilton, então detentor da marca.
De acordo com os números postados pelo site Globo Esporte e confirmados pelo Fluminense, as partidas da carreira de Fábio são distribuídas da seguinte maneira: 976 pelo Cruzeiro, onde o goleiro atuou de 2005 a 2021, 233 pelo próprio Fluminense, pelo qual defende desde 2022, 150 pelo Vasco, clube pelo qual o arqueiro jogou de 2000 a 2004, e 30 pelo União Bandeirante, em seu início de carreira.
No entanto, existem ponderações que precisam ser feitas. Existem diversas contagens envolvendo o número de jogos feitos Fábio, que acabam esbarrando sempre no mesmo problema: os números por Athletico-PR e União Bandeirante. De acordo com o Furacão, o goleiro nunca jogou profissionalmente pelo clube. Em alguns rankings, constam 16 partidas, mas que são da época das categorias de base.
Já os dados do União Bandeirante surgiram após uma pesquisa realizada pelo próprio Tricolor Carioca. Isso porque o time paranaense encerrou suas atividades em agosto de 2006. Por lá, Fábio jogou de 1997, ano em que estrou como atleta profissional, até 1999. Em 1998, foi emprestado ao Athletico-PR, onde conquistou o Campeonato Paranaense, mas não entrou em campo.
Quanto a Peter Shilton, os números se baseiam no Guinness World Records, o livro dos recordes, que chegou já premiou o goleiro em seu site oficial, e o IFFHS, o maior instituto de registro estatístico do futebol. Existem rankings na Inglaterra que colocam o arqueiro inglês com mais partidas, mas, nessas listas, contam jogos amistosos, que não possuem valor oficial.