DEU RUIM

Crystal Palace perde recurso, fica fora de Europa League e disputará a Conference League

O time londrino havia conquistado a vaga no torneio com o título da Copa da Inglaterra

Crystal Palace
Foto: Premier League

Um dia após a conquista da Supercopa da Inglaterra, o Crystal Palace sofreu um duro golpe. Campeão da Copa da Inglaterra na temporada passada, o time londrino havia se classificado para a Europa League de 2025-26 com o título do torneio. No entanto, não poderá jogar a competição por conta do envolvimento da Eagle Football Group, de John Textor, com a equipe e com o Lyon, que também se classificou para o torneio.

De acordo com as regras de competições da Uefa, dois ou mais clubes que pertençam ou façam parte de um mesmo grupo não podem disputar a mesma competição. O Crystal Palace entrou com recurso no Tribunal Arbitral do Esporte, alegando que, em junho, Textor vendeu cerca de 43% da propriedade da equipe para Woody Johnson, dono do New York Jets.

Porém, o regulamento da Uefa estabeleceu o dia 1º de março como data limite para comprovação de estruturas multiclubes. Sendo assim, o Tribunal Arbitral do Esporte negou o pedido do time londrino, rebaixando-o para a Conference League, o terceiro campeonato de clubes mais importante do continente europeu. Já a vaga na Europa League ficou com o Nottingham Forest, que herdou o posto por conta de sua posição no Campeonato Inglês.

Confira a nota publicada pelo Tribunal Arbitral do Esporte:

Após analisar as provas, o Painel concluiu que John Textor, fundador da Eagle Football Holdings, tinha ações no CPFC e no OL e era membro do Conselho com influência decisiva sobre ambos os clubes na data da avaliação da UEFA. O Painel também rejeitou o argumento do CPFC de que recebeu tratamento injusto em comparação com o Nottingham Forest e o OL. O Painel considerou que os Regulamentos da UEFA são claros e não oferecem flexibilidade aos clubes que não estejam em conformidade na data da avaliação, como alegou o CPFC“, publicou o Tribunal Arbitral do Esporte.