De lenda da Indy a “rookies”: as caras novas da Stock Car em Campo Grande
13 pilotos que vão acelerar pela primeira vez com um carro da categoria no Autódromo Internacional Orlando Moura
Dos 31 pilotos que disputam a temporada 2025 da Stock Car Pro Series, pouco mais de um terço do grid terá o gostinho de acelerar um carro da principal categoria do automobilismo brasileiro no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande, pela primeira vez na carreira.
Depois de seis anos, a capital do Mato Grosso do Sul volta a receber a competição, em um cenário que será novidade para um grupo que mescla experiência e juventude, além de reunir vitórias em alguns dos mais lendários palcos do esporte a motor ao redor do mundo.
O autódromo sul-mato-grossense foi inaugurado em 2001, mesmo ano em que Helio Castroneves venceu a primeira das suas quatro edições das 500 Milhas de Indianápolis. Com trajetória de sucesso na Indy, o paulista da A.Mattheis Motorsport faz sua temporada de estreia na Stock Car e tem colecionado a cada fim de semana de etapa experiências novas à sua carreira.
Campo Grande também será novidade para Felipe Massa, que no ano de inauguração do Autódromo Orlando Moura trilhava caminho para conquistar o título da Fórmula 3000 Europeia, abrindo assim os caminhos para o Mundial de Fórmula 1, onde foi vice-campeão em 2008 correndo pela Scuderia Ferrari.
Vindo do terceiro lugar conquistado na corrida principal válida pela oitava etapa da Stock Car em 2025 com a TMG Racing, no Velocitta, Massa fará sua estreia no Mato Grosso do Sul e se unirá ao seleto grupo dos pilotos com passagem pela Fórmula 1 que estarão em ação neste fim de semana, tal qual Rubens Barrichello — que venceu no Estado em 2019 —, Nelson Piquet Jr. e Ricardo Zonta.
Outro nome vitorioso internacionalmente a debutar em Campo Grande é João Paulo Oliveira. Em seu primeiro ano completo disputando a Stock Car e representante da Full Time Gazoo Racing, JP faz uma temporada em que se alterna entre a categoria brasileira e sua carreira no Japão, onde conquistou diversos títulos nos carros de fórmula e no turismo.
Entre os pilotos com mais bagagem no automobilismo brasileiro a estrear de Stock Car em Campo Grande está Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports). O catarinense, porém, ostenta duas vitórias na pista em 2017, no ano em que conquistou o primeiro dos seus dois títulos do Brasileiro de Marcas. Quem também correrá pela primeira vez no Mato Grosso do Sul de Stock Car é Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports), um dos destaques do campeonato e atualmente na terceira colocação da tabela de pontos.
A nova geração no MS
Na última vez em que a Stock Car acelerou em Campo Grande, boa parte dos jovens talentos do grid, os chamados ‘New Kids on the Track’, estava no kartismo ou então iniciando a transição para os carros, em estágio ainda inicial de suas respectivas carreiras.
Entre os pilotos de tal perfil que vão ter a chance de correr pela primeira vez em Campo Grande pela principal categoria do automobilismo brasileiro, quatro deles já venceram nesta temporada: Arthur Gama (20 anos, equipe Full Time Gazoo Racing), Arthur Leist (24, Crown Racing), Enzo Elias (23, Scuderia Bandeiras) e Gianluca Petecof (22, CAR Racing KTF). Elias, em quarto lugar na classificação do campeonato, e Leist, em quinto, são os representantes da nova geração melhores colocados na tabela.
Companheiro de equipe de Petecof, Felipe Baptista está entre os pilotos que terá a chance de debutar no Mato Grosso do Sul com um carro da Stock Car, assim como os colegas Zezinho Muggiati e o “rookie” Rafael Reis, ambos pilotos da CAR Racing Sterling. E o gaúcho Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli), que em 2019 corria na Indy Lights — divisão de base da Indy — será outra cara nova da categoria na pista de 3.443 metros.
Quem vai correr pela primeira vez de Stock Car em Campo Grande (por ordem alfabética)
Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross)
Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross)
Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker)
Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross)
Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker)
Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross)
Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports/Chevrolet Tracker)
Hélio Castroneves (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet Tracker)
João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross)
Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker)
Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross)
Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross)
Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross)