MOTOGP

Diogo Moreira é confirmado na MotoGP para 2026 e Brasil volta a ter piloto na categoria após 19 anos

O paulista será o primeiro brasileiro na principal categoria do motociclismo desde Alex Barros

Diogo Moreira
Foto: Divulgação

Depois de quase duas décadas, o Brasil voltará a ter um piloto no grid da MotoGP, principal categoria de motociclismo do mundo. Na manhã desta terça-feira (14/10), a Honda Racing Corporation anunciou a contratação de Diogo Moreira, de 21 anos, que atualmente corre pela Italtrans Racing Team, na Moto2, onde é ocupa a vice-liderança do campeonato e é um dos destaques da temporada.

Natural de São Paulo, Diogo Moreira será o primeiro brasileiro na categoria rainha desde Alex Barros, que disputou sua última temporada na MotoGP no ano de 2007. O paulista, que assinou um contrato válido por “múltiplos anos”, como citado na nota postada pela escuderia, integrará a equipe Honda LCR, comandada por Lucio Cecchinello. Seu companheiro de equipe será o francês francês Johann Zarco.

“Ingressar no Campeonato Mundial de MotoGP com a Honda LCR é a realização de um sonho. Quero agradecer à Honda e à equipe por acreditarem em mim e me darem essa oportunidade incrível. Estou animado para aprender, evoluir e lutar por grandes resultados no mais alto nível do motociclismo”, disse Diogo Moreira sobre o acerto com a Honda.

Diogo Moreira será o quinto piloto a representar o Brasil na principal categoria de motovelocidade mundial. Antes dele, o país teve Adu-Celso Santos e Edmar Ferreira, ainda nos anos 70. Na sequência, em 1981, foi a vez de Marco Greco, que permaneceu na competição entre 1981 e 1986. Após 21 anos de hiato, Alex Barros surgiu como ser, até então, o último a atingir este feito.

Na atual temporada, em 18 corridas disputadas, Diogo Moreira já conquistou três vitórias. Além disso, o paulista subiu ao pódio sete vezes e fez a pole position em cinco oportunidades. O competidor possui, até aqui, 229 pontos, nove a menos que Manuel González, que lidera o campeonato. O brasileiro estreou da categoria mundial em 2022. De lá para cá, são quatro temporadas e 76 gps, contanto Moto2 e Moto3.

A estreia de Diogo na MotoGP está prevista para o dia 1º de março de 2026, data do Grande Prêmio da Tailândia, que abre a temporada. Na sequência, a competição desembarca no Brasil para o Grande Prêmio de Goiânia, que volta a receber a principal categoria de motociclismo após 37 anos. A prova, que será a segunda do calendário, acontecerá no Autódromo Internacional Ayrton Senna.