FÓRMULA 1

Em classificação marcada por seis bandeiras vermelhas, Verstappen faz a pole do GP do Azerbaijão

O holandês garantiu sua sexta pole position no ano de 2025

Max Verstappen durante o treino qualificatório para o GP do Azerbaijão
Foto: Red Bull Racing

A definição do grid de largada para o Grande Prêmio de Baku, no Azerbaijão, foi marcada por um verdadeiro caos. Isso porque, durantes as três partes do qualificatório, as atividades foram interrompidas seis vezes por bandeira vermelha. Além disso, diversas batidas também colaboraram para que o tempo total da classificação se esticasse para mais de duas horas. Diante deste cenário, os pilotos precisaram ter paciência.

Quem conseguiu passar ileso e cravar o melhor tempo do sábado (20/09) foi o holandês Max Verstappen, da Red Bull. O atual campeão fez 1m41s117 e garantiu sua sexta pole position na temporada de 2025. Carlos Sainz, da Williams, teve o melhor tempo do Q3 por boa parte do tempo, mas, na definição, acabou ficando em segundo. O top 3 é composto por Liam Lawson, da Racing Bulls.

Gabriel Bortoleto

Já o brasileiro Gabriel Bortoleto, ficou com a 13ª posição. Em entrevista à Band, após o término do qualificatório, o piloto da Sauber afirmou fez o que deu para fazer. Além disso, ele afirmou que apesar de parecer um pouco desanimado, estava feliz pelo que conseguiu tirar do carro, levando-o ao Q2.

“Fiz o que dava hoje. Coloquei o carro no Q2. Mesmo com uma condição difícil, também difícil de pilotar, a gente conseguiu entregar o carro inteiro. Óbvio que sempre quero estar no Q3, porque a gente se acostuma a fazer bons resultados, talvez eu pareça um pouco desanimado, mas eu tenho que ficar feliz com o que eu consigo tirar do carro”, disse Bortoleto à Band.