FUTEBOL

Em Novo Código Tributário de Goiânia, clubes goianienses terão dívidas perdoadas e isenção de imposto

Os clubes goianiense que possuem áreas na capital serão beneficiados pelo novo Código Tributário de…

Jogador de futebol com a bola no pé
Jogador de futebol com a bola no pé. Foto: Bruno Corsino - ACG

Os clubes goianiense que possuem áreas na capital serão beneficiados pelo novo Código Tributário de Goiânia. Isso porque, no documento os Clube de Futebol Profissional terão a isenção do IPTU em suas áreas, além de terem o perdão de suas dívidas em relação a imóveis de propriedade exclusiva do clube na cidade.

O Código Tributário de Goiânia foi entregue nesta quinta-feira (9), na Câmara do Vereadores, pelo prefeito Rogério Cruz. Porém, o projeto ainda precisa ser aprovado em votação no plenário para poder entrar em vigor. Para vigorar já em 2022, o documento precisa ser aprovado pelos vereadores até o dia 1º de outubro.

Atlético, Goiás e Vila Nova serão os clubes goianienses beneficiados pelo novo código. A parte dos times de futebol está descrita Anexo 10, que ressalta os benefícios fiscais “isenção total do IPTU incidente sobre imóveis de propriedade comprovada e exclusiva dos Clubes de Futebol Profissional, sediados no Município de Goiânia e que tenham relação com suas atividades essenciais”.

O documento também destaca o perdão das dívidas dos clubes em relação ao IPTU. “remissão dos débitos tributários constituídos até a publicação desta Lei Complementar advindos do IPTU incidente sobre imóveis de propriedade comprovada e exclusiva dos Clubes de Futebol Profissional sediados no Município de Goiânia”.

Porque os clubes de futebol terão direito a isenção do IPTU e ao perdão das dívidas?

Os benefícios serão concedidos aos times de futebol, porque as agremiações são consideradas pela lei entidades sem fins lucrativos. Porém, as equipes precisam comprovar que utilizam seus terrenos para a pratica de atividade esportiva.