NOVO REFORÇO

Ex-cunhado de Neymar, Bi da Libertadores e com passagem pela Seleção Brasileira. Saiba mais sobre Lucas Lima, o novo meia do Goiás

Jogador chega para ser o maestro do Esmeraldino em 2026.

Design sem nome

“Parça” de Neymar, o meia Lucas Lima, de 35 anos, chega para ser o maestro da equipe do Goiás em 2020. Ele foi anunciado nesta quinta-feira (29), no intervalo do duelo do Esmeraldino com a Abecat, no estádio da Serrinha. Na última temporada, o jogador estava no Sport, mas teve o auge da carreira com a camisa do Santos, entre 2014 e 2017. Ele também soma passagens por clubes como Palmeiras e Fortaleza. Além disso, fora das quatro linhas, “parça” de Neymar já foi notícia também por conta de sua vida amorosa, incluindo relacionamento com a irmã do craque.

Revelado em 2008 nas categorias de base da Inter de Limeira, em São Paulo, o jogador começou no profissional na própria equipe do interior em 2010. Por lá, foram duas temporadas, 73 partidas disputadas e 10 gols marcados. Em 2012, transferiu-se para o Internacional-RS, onde atuou em 16 partidas. Em 2013, foi emprestado pela equipe gaúcha ao Sport, para sua primeira passagem pelo clube pernambucano. Foram 53 jogos, nove gols, seis assistências e o acesso à Série A do Brasileirão.

Esses números chamaram a atenção do Santos, que, em 2014, acertou a contratação do jogador. Ele se juntou a um elenco com grandes nomes, como Edu Dracena, Arouca e Gabriel Barbosa, ainda em início de carreira. Até 2017, Lucas Lima viveu o maior momento de sua carreira com a camisa do Peixe. Ao todo, disputou 201 partidas, marcou 18 gols, deu 19 assistências e conquistou dois campeonatos estaduais.

Untitled design
Jogador conquistou dois títulos paulistas com o Peixe (Foto: Ricardo Saibun)


Leia também: Com gol de joia da base, Goiás derrota a Abecat e volta à vice-liderança do Goianão


Lucas Lima defendeu a seleção brasileira e marcou contra a Argentina

As grandes atuações do jogador o levaram à Seleção Brasileira. Ele vestiu a amarelinha em 14 partidas e marcou dois gols. Em 2016, usou a camisa 10 na disputa da Copa América Centenária, quando o Brasil era comandado pelo ex-jogador Dunga. Em 2018, durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo, marcou um de seus gols pela Seleção no empate em 1 a 1 contra a Argentina, no Monumental de Núñez. A competição uniu Lucas Lima e Neymar, destaque da equipe. A partir daí, com o início dessa amizade, o jogador do Santos se aproximou da irmã do craque, com quem teve um relacionamento marcado por idas e vindas.

Design sem nome
Jogador defendeu a seleção brasileira na Copa América Centenária (Foto: Eitan Abramovich/AFP)

Fora de campo, craque namorou com a irmã de Neymar em um relacionamento marcado por idas e vindas

No mesmo ano, Lucas Lima também foi destaque fora das quatro linhas. Ele e a irmã de Neymar, Rafaella Santos, começaram um affair. Os dois foram flagrados aos beijos após um dos términos da influenciadora com Gabigol, com quem também se relacionou.

O caso entre eles teve início em 2015, quando a irmã de Neymar foi namorada do então atacante do Santos. Na época, o relacionamento não durou muito, e Rafaella foi morar com Lucas Lima no ano seguinte. Logo depois de terminar com o meia santista, ela reatou com Gabigol e se mudou para Barcelona, para ficar ao lado do irmão e mais perto do namorado. Tudo isso chegou a gerar um atrito entre Lucas e Gabriel no Santos.

Design sem nome
Rafaella Santos e Lucas Lima (Foto: Léo Franco)

Lucas Lima e Gabigol eram muito próximos, lideravam brincadeiras no elenco santista e elogiavam-se publicamente, com Gabigol chegando a chamar Lucas de “craque”. Em 2017, a amizade esfriou quando Gabigol começou a se relacionar com Rafaella Santos, irmã de Neymar. Rafaella havia tido um envolvimento anterior com Lucas Lima, o que gerou um climão e fez com que os dois jogadores parassem de se falar.

Em 2018, Rafaella e Lucas voltaram e iniciaram um namoro que não durou muito tempo, e a influenciadora reatou com Gabigol. Em 2020, rumores apontavam um possível retorno de Lucas Lima e Rafaella, mas a história foi desmentida pelo próprio jogador.

Lucas deixa o Santos e vai para o rival Palmeiras

Em meio a rumores, términos e reconciliações, Lucas Lima deixou o Santos e foi para o rival Palmeiras, em 2018. Por lá, foram quatro temporadas, 165 jogos, 11 gols e 19 assistências. Com a camisa do Verdão, conquistou um Campeonato Paulista, uma Copa do Brasil, um Campeonato Brasileiro e duas Libertadores.

Untitled design
Lucas Lima foi campeão brasileiro pelo Palmeiras (Foto: Divulgação / Palmeiras)


Meia volta ao Peixe, mas é emprestado ao Sport


Em 2021, foi emprestado ao Fortaleza, onde atuou em 66 partidas. Em 2023, voltou ao Santos até ser emprestado ao Sport, em 2024, para sua segunda passagem pelo clube. Com a camisa do Leão, tornou-se um dos principais jogadores da equipe. Ao todo, somando as três temporadas pelo rubro-negro pernambucano, Lucas Lima disputou 154 partidas, marcou 17 gols e deu 34 assistências.

O contrato com a equipe pernambucana iria até o fim de 2026, mas as duas partes chegaram a um acordo pela rescisão. O alto salário de Lucas Lima fez com que o Sport tentasse uma redução salarial para que o jogador seguisse na Ilha do Retiro nesta temporada. O Leão, rebaixado à Série B e com dívidas com o elenco de 2025, tenta reajustar os salários de alguns atletas ou negociar saídas. No entanto, Lucas recusou as propostas e pediu para deixar o clube.

Design sem nome
Lucas Lima disputou 154 partidas com a camisa do Sport (Foto: Paulo Paiva / Sport Recife)

O jogador abriu mão dos valores que teria a receber do clube durante todo o ano. O Leão deve pagar ao atleta cerca de R$ 1 milhão, referentes a valores atrasados do ano de 2025. O pagamento será feito de forma parcelada.