Finalista da Copa América, Brasil garante vaga para Olimpíadas de 2028: veja classificados e novo formato
Seleção brasileira goleou o Uruguai por 5 a 1 na terça-feira e enfrentará a Colômbia na decisão, marcada para o próximo sábado
Na Copa América feminina, deu a lógica. Na noite de terça, o Brasil venceu o Uruguai por 5 a 1 e garantiu a vaga na final do torneio — a 10ª decisão em 10 edições, em busca do nono título. Mais do que o passaporte para a final, a seleção brasileira conquistou também a passagem para as Olimpíadas de Los Angeles-2028, que terá novo formato de disputa para o feminino. Saiba mais.
Esta será a nona participação do Brasil no torneio, desde que o futebol praticado pelas mulheres se tornou uma modalidade olímpica em Atlanta-1996. Além da seleção brasileira, os Estados Unidos também estão garantidos em todas as disputas olímpicas: garantiram a vaga por sediar o evento, em 2028. Esta será mais uma oportunidade de a Canarinho conquistar o tão esperado ouro, após bater na trave três vezes (2004, 2008 e 2024).
A grande novidade para Los Angeles-2028 é a expansão do torneio feminino, de 12 para 16 participantes. Em contrapartida, a disputa dos homens fará o caminho reverso, de 16 para 12 seleções disputando o título. Além do Brasil, a Colômbia também garantiu a vaga pela Copa América, e as equipes masculina e feminina dos EUA já estão confirmados como anfitriões.
A Fifa ainda não divulgou mais informações sobre o formato da nova disputa ou os mecanismos de classificação. Se seguir o modelo da competição masculina de 2024, os 16 times serão divididos em grupos de quatro seleções, e os dois que terminarem nas primeiras posições avançam para o mata-mata, que começa nas quartas de final com oito equipes.
Até Paris-2024, a disputa do futebol praticado pelas mulheres continha 12 times, divididos em três grupos de quatro seleções. Ao final da primeira fase, os dois primeiros de cada grupo avançavam para as quartas, bem como as duas equipes com a melhor campanha entre os terceiros colocados também seguiam para as quartas de final.
Além da Conmebol, a AFC, da Ásia, é a única outra confederação a atualizar o formato de classificação para as Olimpíadas, que distribuirá quatro vagas adicionais. As oito equipes que chegarem às quartas de finais da Asian Cup de 2026 se enfrentarão em um mata-mata para decidir quem ficará com as duas vagas. Concacaf, Uefa, CAF (África) e OFC (Oceania) ainda não divulgaram o modelo das qualificatórias.
Por: O Globo