“Foi um fim de semana difícil”, diz Gabriel Bortoleto sobre estreia no GP do Brasil
O brasileiro sai do Grande Prêmio de São Paulo com dois acidentes e sem pontuar
A primeira experiência de Gabriel Bortoleto como piloto de Fórmula 1 em Interlagos terminou de maneira frustrante para o brasileiro. Depois de um sábado (08/11) onde bateu na última volta da corrida sprint e acabou não conseguindo participar do treino que definiu o grid de largada da prova principal, o paulista se envolveu em um acidente logo no começo do Grande Prêmio do Brasil e acabou abandonando.
Correndo “em casa”, o paulista veio para São Paulo com expectativas altas. Mesmo com um carro limitado, Gabriel sonhava com a zona de pontuação. Mas o que se viu foi um final de semana para esquecer. Na sexta-feira (07/11), Bortoleto conseguiu um ótimo quinto lugar no único treino livre realizado em Interlagos. Mas, no qualificatório para a corrida sprint, ficou em 14º e não passou do Q2.
Apesar de largar na segunda metade do grid, o piloto sonhava com um sábado (08/11) melhor. O que não aconteceu. Na abertura da última volta da sprint, Gabriel Bortoleto acabou perdendo o controle de seu carro e bateu forte. Apesar do susto, o brasileiro não se machucou. Porém, com o acidente, a Sauber do paulista ficou destruída, impedindo-o de participar da classificação da corrida principal.
Sem tempo, o brasileiro saiu da 18ª colocação, à frente apenas de Max Verstappen, da Red Bull, e Esteban Ocon, da Haas, que largaram dos boxes. No último capítulo de seu primeiro GP do Brasil, Bortoleto se envolveu em mais um acidente. Desta vez, com Lance Stroll, da Aston Martin. O paulista acabou rodando, batendo na curva da Laranjinha e abandonando. Foi o fim do final de semana para o piloto da Sauber.
Emocionado, Bortoleto afirmou que foi um fim de semana difícil e que deve ser esquecido. No entanto, o brasileiro citou que o ponto positivo do Grande Prêmio do Brasil foi todo o apoio que recebeu da torcida brasileira. O paulista também afirmou que é preciso seguir em frente e que fica triste por não conseguir mostrar o ritmo que acreditava que seu carro teria.
“Foi um fim de semana difícil, para esquecer e seguir em frente. Levo como positivo o fato de ter todo o meu país me apoiando, os brasileiros. Estou triste porque não consegui correr hoje e mostrar um pouco do ritmo que acredito que tivemos. Isto vem de mim, do meu incidente na sprint, que acabou me impedindo de participar da classificação. Então, vou ser o primeiro a ser duro comigo mesmo”, disse Bortoleto.
Por fim, o piloto da Sauber comentou que o final de semana em São Paulo ficou para trás e que, agora, o foco é no Grande Prêmio de Las Vegas, nos Estados Unidos, que acontecerá dentro de duas semanas. Segundo Gabriel, a partir de terça-feira (11/11), ele já estará correndo no simulador da equipe Sauber.
“Eu já tenho trabalho a fazer. Depois de amanhã eu já estou no simulador na equipe. No outro dia eu já estou fazendo outras coisas pela equipe. E é isso. Trabalhar para Las Vegas. E se Deus quiser vai ser um bom final de semana lá”, finalizou Gabriel Bortoleto.