Fórmula 1 anuncia retorno do GP de Portugal em 2027 e 2028
O país retorna à categoria após seis temporadas
A Fórmula 1 anunciou, nesta terça-feira (16/12), o retorno do GP de Portugal ao calendário da categoria. A última vez que o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, recebeu uma prova do Mundial foi nos anos de 2020 e 2021, quando, inclusive, teve um papel muito importante no retorno às pistas durante a pandemia causada pela Covid-19.
A tendência é que a prova substitua o GP da Holanda, que se despede do calendário ao fim de 2026. O acordo é válido por dois anos e começa a valer em 2027, se estendendo até 2028. Ao longo dos 75 anos de existência da Fórmula 1, Portugal tem um peso histórico muito grande. Isso porque foi a cidade do Porto que recebeu a primeira corrida da categoria, em 1958.
O país já teve nomes históricos do automobilismo vencendo suas corridas, que além de Porto e Portimão, também já aconteceram em Monsanto. Stirling Moss, Alain Prost, Ayrton Senna e Nigel Mansell são alguns dos pilotos que já triunfaram em solo português. O último foi Lewis Hamilton, que quebrou o recorde de vitórias do alemão Michael Schumacher ao conquistar seu 92º triunfo.