FUTURO DO ESTADUAL

Goianão 2026: Saiba o que será definido no Conselho Técnico

Com novo calendário da CBF, Campeonato Goiano passará por mudanças

Conselho Técnico do Goianão acontece nesta terça
Foto: Heber Gomes

Nesta terça-feira (18/11), a Federação Goiana de Futebol (FGF) realiza, às 14h30, o aguardado Conselho Técnico do Campeonato Goiano de 2026. Este evento marca o lançamento oficial da 83ª edição torneio estadual e reunirá a cúpula da Federação e representantes dos clubes para a definição da fórmula de disputa e das datas básicas da competição.

O Goianão 2026 será moldado pelas recentes alterações no calendário da CBF. A redução de datas destinadas aos Estaduais, a diminuição de jogos para os gigantes da Série A com obrigações continentais e, em contraponto, o aumento de partidas e oportunidades para as divisões de acesso, forçam uma remodelagem do campeonato.

Leia também: Campeonato Goiano 2026; confira o que já está certo e o que segue indefinido para o estadual

A previsão inicial é que a bola comece a rolar entre os dias 7 e 11 de janeiro, com a grande final programada para o dia 8 de março. No entanto, a provável presença do Goiás na Série A da próxima temporada, que terá jogos ocorrendo durante o Estadual, poderá, sim, provocar alterações nesse cronograma.

Outro fator de peso a ser lembrado é que 2026 é ano de Copa do Mundo, que tem seu início em 11 de junho e a decisão final marcada para 19 de julho.

A primeira divisão goiana contará com 12 equipes prontas para a batalha: Abecat, Anápolis, Anapolina, Aparecidense, Atlético, Centro Oeste, Crac, Goiás, Goiatuba, Inhumas, Jataiense e Vila Nova.

As grandes novidades desta edição ficam por conta do retorno da Anapolina à elite do futebol estadual, e a chegada do Centro Oeste, que fará sua estreia na 1ª divisão. Ambas as equipes conquistaram o acesso nesta temporada, garantindo seus lugares no seleto grupo do Goianão 2026.