Rumo à final

Nos pênaltis, Vasco elimina o Fluminense e vai à final da Copa do Brasil após 14 anos

Cruzmaltino perde no tempo regulamentar, mas Léo Jardim brilha nos pênaltis e decide a semifinal no Maracanã

Nos penaltis, Vasco elimina Fluminense e vai a final da Coba do Brasil
Foto: Matheus Lima | Vasco

O Vasco é o segundo finalista da Copa do Brasil. Mesmo derrotado pelo Fluminense por 1 a 0 neste domingo (14/12), no Maracanã, o Cruzmaltino garantiu a classificação nos pênaltis após levar a melhor no placar agregado. Como havia vencido o jogo de ida por 2 a 1, a igualdade no somatório levou a decisão para as penalidades máximas, nas quais a equipe comandada por Fernando Diniz venceu por 4 a 3. Na final, o Vasco enfrenta o Corinthians, que eliminou o Cruzeiro na outra semifinal. O jogo de ida será nesta quarta-feira (17/12), às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo.

O primeiro tempo foi marcado pela superioridade vascaína em criação de chances e por uma atuação decisiva do goleiro Fábio. Logo nos minutos iniciais, Rayan levou vantagem na velocidade e finalizou para boa defesa do camisa 1 tricolor. Pouco depois, Andrés Gómez arrancou, passou pela marcação e bateu firme, obrigando Fábio a fazer uma intervenção espetacular. Com o passar do tempo, o clássico ficou mais truncado, até que o Fluminense conseguiu abrir o placar. Após cobrança de escanteio, Paulo Henrique tentou afastar a bola, que tocou na trave e voltou, acabando em gol contra. Nos acréscimos, Rayan ainda cobrou falta direta para o gol, mas Fábio apareceu mais uma vez para manter o Flu em vantagem.

Na segunda etapa, o panorama se repetiu, com o Vasco pressionando em busca do empate e esbarrando novamente no goleiro tricolor. Em boa jogada pela direita, Puma Rodríguez cruzou para Rayan, que cabeceou firme, mas Fábio espalmou. Enquanto o time de Fernando Diniz acumulava finalizações, o Fluminense tentava controlar a posse de bola e diminuir o ritmo do jogo. A melhor chance tricolor veio em chute de fora da área de Bernal, defendido por Léo Jardim, que também trabalhou nos acréscimos ao salvar finalização de Kennedy.

Com a vitória mínima do Fluminense, a vaga foi decidida nos pênaltis, e o Vasco levou a melhor. Léo Jardim foi decisivo ao defender duas cobranças, enquanto Fábio, que já havia sido o destaque do jogo, também parou um pênalti. Pelo Fluminense, converteram Thiago Silva, Ganso e Renê. Pelo Vasco, Rayan, Victor Luís, Philippe Coutinho e Puma Rodríguez marcaram. Vegetti, Kennedy e Canobbio tiveram suas cobranças defendidas, selando a classificação cruzmaltina para a final.