HISTÓRIA

Congo: goleiro que quase eliminou Inglaterra na Copa foi rejeitado pelo PSG

Lionel Mpasi, goleiro do Congo, teve atuação de gala contra Colômbia, Portugal e por fim Inglaterra na Copa do Mundo

Congo: goleiro que quase eliminou Inglaterra foi rejeitado pelo PSG (Foto: Instagram)
Congo: goleiro que quase eliminou Inglaterra foi rejeitado pelo PSG (Foto: Instagram)

Depois de Vozinha (Cabo Verde) e Eloy Room (Curaçao), a Copa do Mundo por pouco não consagrou outro goleiro pouco badalado: Lionel Mpasi, do Congo, teve uma atuação digna de Gordon Banks na tarde desta quarta-feira (1º) e por pouco não eliminou a favorita Inglaterra.

Mpasi iniciou a trajetória dele na base do Paris Saint-Germain (PSG) e hoje veste a camisa a seleção congolesa graças à insistência do atacante congolês Cedric Bakambu. A primeira grande atuação dele na Copa foi contra Colômbia. A segunda, contra Portugal. Os africanos chegaram à fase eliminatória da competição muito em função dele.

Quando era jovem, Mpasi tomou a decisão difícil de se mudar para Europa para sustentar a família dele. Depois de passar pela base do PSG, ele foi rejeitado pelo time e precisou se transferir para o modesto Rodez. Hoje ele atua no Le Havre, também na França.

São apenas quatro partidas na temporada pelo Havre. Na maior parte do tempo, sentou-se no banco de reserva. A esperança dele é a de que agora, depois dessa bela Copa do Mundo, outro clube se interesse por ele e lhe dê condições de atuar.

Goleiro do Congo, Lionel Mpasi (Foto: Instagram)