CRAQUE

Messi elege Lamine Yamal como o melhor da nova geração: ‘Parece muito comigo quando comecei’

Messi recentemente colocou a França como a seleção favorita para a Copa do Mundo

Lionel Messi está no Inter Miami atualmente
Lionel Messi está no Inter Miami atualmente. Foto: Arquivo Pessoal

Por O Globo | Maior ídolo da história do Barcelona, Lionel Messi, atualmente no Inter Miami, dos Estados Unidos, vê Lamine Yamal defender o seu legado com a camisa 10 do clube catalão. O craque argentino, inclusive, disse que o espanhol o faz lembrar muito de sua versão mais jovem e o escolheu como o melhor jogador da nova geração.

— Há uma nova geração de jogadores de futebol que são muito bons e que têm muitos anos pela frente, mas se eu tiver que ficar com um por idade, pelo que fez até agora e para o futuro que ele pode ter, é Lamine Yamal. Não há dúvida, para mim é o melhor. Da nova geração, Lamine Yamal é quem mais me lembra de mim mesmo quando comecei — disse Messi, em um evento da Adidas para a Copa do Mundo, ao ser questionado sobre quem se parecia mais com ele mesmo mais jovem.

Leia também: Messi aponta seleções ‘à frente’ da Argentina para a Copa de 2026 e cita Brasil entre favoritas

Messi e Yamal tiveram inícios de carreiras parecidos: revelados nas categorias de base do Barcelona, surgiram como grandes promessas no profissional e logo assumiram a camisa 10 e o status de protagonista do clube.

O argentino estreou pelo time catalão, em um jogo oficial, em 2004, aos 17 anos, enquanto o espanhol entrou em campo pela primeira vez no profissional com apenas 15 anos, em 2023.

De gerações distintas, Messi e Yamal ainda não se enfrentaram na carreira. Isso ficou perto de acontecer na Finalíssima entre Espanha e Argentina que estava marcada para esse ano, mas o jogo foi cancelado.

O encontro mais marcante dos dois foi uma foto tirada em 2007. No registro, Yamal é visto ao lado de Lionel Messi, quando tinha apenas seis meses de vida e o craque argentino estava surgindo no Barcelona.

A foto faz parte de uma campanha do jornal Sport, que na época publicava todos os anos um calendário solidário onde os jogadores do time principal do Barcelona participavam. Messi foi o protagonista das fotos daquele ano e por coincidência acabou tirando foto ao lado do pequeno Yamal.