Pela 2ª Copa seguida, Arábia Saudita apronta com sul-americano na estreia
Al-Amri marcou para os sauditas, enquanto Maxi Araújo deixou tudo igual no segundo tempo
Assim como fez na Copa do Mundo de 2022, quando venceu a Argentina na estreia, a seleção da Arábia Saudita em 2026 impediu que uma seleção sul-americana saísse do primeiro jogo do torneio com três pontos. A vítima da vez foi o Uruguai. O jogo aconteceu no Hard Rock Stadium, em Miami, e terminou 1 a 1.
A partida fechou a primeira rodada do grupo H da competição, que mais cedo teve o empate entre Espanha e Cabo Verde por 0 a 0.
- Leia também: Futebol está em choque: Cabo Verde arranca empate com Espanha
- Dependente de craques que envelheceram, Bélgica empata com Egito
Os sauditas saíram na frente ainda no primeiro tempo com Al-Amri, aproveitando rebote do goleiro Muslera após cobrança de escanteio. Na etapa final, Maxi Araújo deixou tudo igual para os sul-americanos ao completar uma sobra dentro da área. Apesar da forte pressão uruguaia nos minutos finais, o placar não voltou a ser alterado.
Com os resultados da rodada, todas as equipes do Grupo H somam um ponto e a disputa pela classificação segue completamente aberta.
Tabela da Copa do Mundo 2026
Na próxima rodada, o Uruguai encara Cabo Verde, no domingo (21/6), às 19h (horário de Brasília), novamente em Miami. Mais cedo, às 13h, a Arábia Saudita enfrenta a Espanha, em Atlanta.
O jogo
O Uruguai começou a partida com mais posse de bola e criou a primeira oportunidade logo nos minutos iniciais. Viña fez boa jogada e encontrou Maxi Araújo na entrada da área. O camisa 20 girou e finalizou com força, obrigando Al-Owais a fazer grande defesa.
Apesar do domínio territorial, os uruguaios tinham dificuldades para transformar a posse em chances claras. A Arábia Saudita apostava nos contra-ataques e levou perigo pela primeira vez com Salem Al-Dawsari, que arriscou de longe após erro na saída de bola adversária.
A equipe celeste voltou a assustar em cabeçada de Viña, mas novamente parou em Al-Owais. Aos poucos, os sauditas ganharam confiança e passaram a frequentar mais o campo ofensivo.
Aos 40 minutos, a estratégia deu resultado. Após cobrança de escanteio, Kanno cabeceou, Muslera fez a defesa, mas deu rebote. Bem posicionado, Al-Amri aproveitou a sobra para empurrar para as redes e abrir o placar para a Arábia Saudita.

O Uruguai quase empatou ainda antes do intervalo, mais uma vez em uma jogada aérea, mas o goleiro saudita garantiu a vantagem de sua equipe.
Na volta para o segundo tempo, os sul-americanos aumentaram a intensidade e passaram a pressionar em busca do empate. Viña teve duas boas oportunidades de cabeça, mas desperdiçou ambas. Depois foi a vez de Ugarte acertar a trave em um chute de fora da área.
De tanto insistir, o Uruguai chegou ao empate aos 34 minutos. Após cruzamento para a área, Viña cabeceou firme, Al-Owais não conseguiu segurar e deu rebote. Atento ao lance, Maxi Araújo apareceu livre para completar para o gol.
O empate animou a Celeste, que partiu para cima em busca da virada. Rodríguez quase marcou em chute forte da entrada da área, enquanto a Arábia respondeu com Abdulhamid, que arriscou de longe e mandou por cima.
Nos minutos finais, o Uruguai pressionou, rondou a área adversária e acumulou oportunidades, mas encontrou uma defesa saudita bem organizada. Com isso, a partida terminou empatada, deixando o Grupo H completamente embolado após a primeira rodada.
Leia também: Árbitro da Copa investigado por gesto racista fez mesmo sinal que levou ex-assessor de Bolsonaro a ser denunciado