Ex-Fortão? Anderson Daronco perde 12 kg após orientação da CBF
Anderson Daronco é atualmente árbitro Fifa e sempre ficou marcado no futebol brasileiro por seu físico "fortão"
Ir direto pra matéria
O árbitro Anderson Daronco vive uma nova fase no futebol brasileiro, com um biotipo diferente do tradicional “fortão”. Aos 45 anos, o árbitro Fifa perdeu peso e está em um “shape” mais fit. A mudança foi um conselho da CBF, para tornar a carreira dele mais longa.
A mudança no biotípo começou em 2025, quando o árbitro teve uma conversa com a comissão de arbitragem da CBF. Inicialmente, Daronco perdeu cerca de 9 kg, já recentemente, o ex-chefe de arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, informou que ele havia perdido cerca de 12 kg.
Daronco estava até pouco tempo com perfil estético adequado a outras atividades que não a arbitragem; então depois de muita conversa e alinhamento de expectativas, ele decidiu preparar como nunca antes seu perfil atlético”, disse Cintra, em uma postagem sobre o tema.

Ainda de acordo com o ex-chefe, ao se livrar dos “músculos”, Anderson Daronco perdeu peso e com isso as exigências nas articulações são menores. Segundo Cintra, ele ainda melhorou a questão cardiorrespiratória.
- Vila Nova encara reta final da Série B com cinco jogos no OBA; confira a sequência
- Goiás tem sequência de 9 “finais” e aposta em clássico para desafiar a matemática do acesso
Sobre a nova fase, Anderson Daronco também falou com o UOL e afirmou que a mudança veio por conta das exigências do futebol atual. “O futebol mudou em termos de dinâmica e velocidade desde quando comecei na arbitragem. Eu estava com um peso que não era compatível com o que o futebol estava exigindo de mim. E ainda vai exigir muito mais. Também já havia uma cobrança da comissão de arbitragem neste sentido”, disse.