TÉCNOLOGIA

FGF define pela não utilização do VAR Light nos jogos de ida das quartas de final do Goianão

A FGF divulgou que o VAR light poderá ser utilizado nos jogos da volta das quartas de final, nos dias 4 e 5 de março

Cabine do VAR no Accioly
Cabine do VAR tradicional, diferente do que será utilizada no Goianão 2023. Foto: Felipe André - Mais Goiás

A Federação Goiana de Futebol divulgou nesta sexta-feira (17) que os jogos de ida das quartas de finais do Campeonato Goiano não terão a utilização do VAR Light. Segundo a entidade que rege o futebol local, a ferramenta ainda precisa de melhorias para sua implementação definitiva.

“A análise e os estudos realizados pela FGF e Comissão Estadual de Arbitragem foram apresentados à empresa responsável pelo VAR Light, a fim de que as soluções e melhorias pudessem ser apresentadas… Tendo em vista o curto prazo entre os testes e os jogos das quartas-de-final do Goianão, incluindo ainda um grande feriado neste tempo, a empresa não conseguiu fazer as adequações necessárias”, ressaltou uma parte da nota da FGF.

A FGF também destacou na nota publicada que caso as melhorias sejam feitas em tempo hábil pela empresa responsável, o VAR Light poderá ser utilizado nos jogos da volta das quartas de final do Goianão, que estão previstos para o dia 4 e 5 de março.

VAR Light

O VAR Light é uma tecnologia simplificada do árbitro de vídeo. O detalhe para a ferramenta é que ela possui um valor 30% menor do que o VAR normal. Os valores menores se dão pela utilização de apenas 4 câmeras e não tem o traçamento de linhas de impedimento. A tecnologia foi utilizada em dois jogos no Goianão, na partida entre Vila Nova x Inhumas e Goiás x Goianésia.