Campeonato Goiano

Anapolina reage após sair perdendo por dois gols e arranca empate com o Goiás na semifinal

Verdão abre vantagem no primeiro tempo, mas Xata reage e mantém disputa por vaga na final em aberto

Após sair atrás por 2 a 0, Anapolina mostra força e empata com o Goiás no Jonas Duarte
Foto: Heber Gomes

A Anapolina mostrou poder de reação e buscou um empate importante diante do Goiás no jogo de ida da semifinal do Campeonato Goiano. Mesmo após sair atrás e ver o adversário abrir dois gols de vantagem, a Xata reagiu na segunda etapa e garantiu o empate em 2 a 2, neste sábado (21/2), no Estádio Jonas Duarte, em Anápolis. Jajá e Jean Carlos marcaram para o Verdão no primeiro tempo, enquanto Iury Tanque, duas vezes, deixou tudo igual para os donos da casa.

Com o resultado, a decisão pela vaga na final segue completamente aberta. O confronto de volta será disputado no próximo sábado (28/2), às 17h, no Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia. Quem vencer garante presença na decisão, enquanto um novo empate leva a disputa para os pênaltis.

O jogo

O Goiás começou o jogo em ritmo acelerado e precisou de apenas 30 segundos para abrir o placar. Após boa troca de passes, Anselmo Ramon encontrou Jajá, que saiu cara a cara com o goleiro Artur e finalizou com precisão para colocar o Verdão em vantagem.

A Anapolina tentou reagir rapidamente em chute de fora da área de Roberto Baggio, mas o goleiro Tadeu fez a defesa com segurança. Bem organizado, o time esmeraldino seguiu dominante e ampliou o marcador pouco depois. Em mais uma jogada trabalhada dentro da área, Jean Carlos recebeu livre e bateu na saída de Artur, fazendo o segundo gol do Goiás.

Apesar da desvantagem, a Xata não se abateu e passou a pressionar. Iury Tanque teve boa oportunidade, obrigando Tadeu a fazer grande defesa, e, no rebote, Cesinha também parou no goleiro esmeraldino, que evitou o gol dos donos da casa.

Aos 23 minutos, o Goiás teve um problema importante: Filipe Machado recebeu cartão vermelho direto após puxar Iury Tanque, que partia livre em direção ao gol. Mesmo com um jogador a mais, a Anapolina encontrou dificuldades para furar o bloqueio esmeraldino, que contou novamente com boas intervenções de Tadeu para manter a vantagem até o intervalo.

Na volta do intervalo, a Anapolina mostrou força e diminuiu o prejuízo logo no primeiro minuto. Após lançamento longo para a área, Iury Tanque apareceu entre os zagueiros e desviou para o fundo das redes, reacendendo as esperanças da torcida no Jonas Duarte.

Empurrada pelo gol, a equipe rubra seguiu pressionando e chegou ao empate. Novamente Iury Tanque foi decisivo: o atacante recebeu na área, aplicou belo drible sobre o zagueiro Luisão e finalizou com categoria na saída de Tadeu, deixando tudo igual.

O empate deixou o confronto ainda mais aberto. A Anapolina quase virou com Iury Tanque, que chegou a balançar as redes após cobrança de falta, mas o lance foi anulado por impedimento. O Goiás respondeu em finalização de Diego Caito, que parou na trave. Na sequência, Waley também acertou o poste, levando perigo ao gol esmeraldino.

Com o empate, a definição do primeiro finalista do Campeonato Goiano ficou para o jogo de volta, no estádio da Serrinha. O Goiás agora volta suas atenções para a Copa do Brasil, onde enfrenta o Gama na próxima quarta-feira (25/2), às 20h, pela segunda fase. Já a Anapolina terá a semana livre para se preparar exclusivamente para o confronto decisivo, que vale vaga na grande final estadual.