VERDÃO

Com seca de vitórias, Goiás soma cerca de 29% de chances de rebaixamento na Série A

O Goiás está na 15ª colocação, com 26 pontos e está a dois pontos do Z4

Equipe do Goiás em treinamento. Foto: Rosiron Rodrigues - Goiás

O Goiás já soma 9 rodadas fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro Série A. Porém a seca de vitórias do time esmeraldino fez com que o fantasma do Z4 voltasse a assustar o clube alviverde. Com 26 pontos, os goianos ocupam a 15ª colocação, mas estão a apenas dois pontos do Santos, primeiro time no rebaixamento.

A aproximação dos times da parte de baixo se deu pela falta de vitórias do esmeraldino. Neste segundo turno da Série A, o Goiás ainda não venceu, são 5 partidas, com 4 empates e uma derrota. O último triunfo foi na 19ª rodada, diante do América Mineiro, fora de casa.

Com essa sequência, as chances matemáticas de rebaixamento do esmeraldino aumentaram. Atualmente, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Goiás possui 29.4%. Com mais probabilidades que o alviverde no quesito rebaixamento estão o Vasco, com 35,6%, o Bahia, com 41,2%, o Santos, com 53,2%, o América Mineiro, com 89,5% e o Coritiba, com 96,1%.

Além da briga contra o rebaixamento, o Goiás na 15ª colocação também está na briga por uma vaga em uma competição internacional. Atualmente, o esmeraldino soma 22,1% de chances de estar na próxima Copa Sul-Americana.

Apesar da sequência sem vitórias, o clube esmeraldino aposta nos confrontos diretos neste segundo turno para evitar o descenso. Dos 5 primeiros jogos do turno, o Goiás enfrentou apenas o Internacional, que atualmente está na segunda parte da tabela de classificação. Na próxima rodada, o alviverde ainda terá outro confronto complicado, no dia 2 de outubro, volta à campo contra o líder Botafogo, no Engenhão.