Meia do Palmeiras se naturaliza paraguaio e pode jogar a Copa do Mundo
Filho de paraguaio, Maurício teve seu pedido de naturalização aceito pela Fifa e, portanto, já pode representar seu novo país
O meia Maurício, do Palmeiras, está apto para defender uma nova seleção: a do Paraguai. Na última segunda-feira (09/02), o jogador, que tem pai nascido no país vizinho, teve o seu pedido de naturalização aceito e homologado pela Fifa, que inseriu o nome do palmeirense na lista de atletas que trocaram de confederação.
Leia mais: Rodada do Brasileirão segue com cinco jogos nesta quarta-feira; confira os confrontos
Desta maneira, Maurício pode representar o Paraguai na Copa do Mundo, que acontecerá nos meses de junho e julho, no Canadá, nos Estados Unidos e no México. A ida para o Mundial depende da convocação do técnico Gustavo Alfaro. Caso seja lembrado pelo treinador, o meia poderá atuar ao lado de outros dois palmeirenses: Ramón Sosa e Gustavo Gómez, que teve papel importante na troca de nacionalidade do brasileiro.
Maurício, que chegou a defender seleções brasileiras de base, passou parte da adolescência no Paraguai e já avaliava a possibilidade de se naturalizar paraguaio desde 2022, ao menos, quando foi revelado pelo Internacional. De acordo com a ESPN, a Seleção Paraguaia acompanhou de perto o caso, mas não teve influência ou participação no processo de mudança do jogador palmeirense.
Além de Gustavo Gómez, o pai de Mauricio, assim como toda a família do atleta, via com bons olhos a possibilidade de o meia “honrar”, de certa forma, a nacionalidade paraguaia e viu a opção de defender a seleção nacional como uma solução, já que o jogador não vinha recebendo oportunidades de representar o Brasil.
O Paraguai, que se classificou com para a Copa do Mundo com a última vaga direta na América do Sul, está no Grupo D da Mundial ao lado de Estados Unidos e Austrália, além de um terceiro rival que sairá da fase de repescagem. Esta será a primeira vez que o país disputará a competição internacional desde 2010, ano de sua última participação.