LUTO!

Pelé, o Rei do Futebol, morre aos 82 anos em São Paulo

Na carreira, Pelé soma 1363 jogos e 1283 gols marcados

País também registrou meninos com os nomes Cristiano Ronaldo, Messi e Mbappé Mais de 700 crianças com o nome 'Pelé' nasceram no Peru em 2022
Pelé é o jogador que mais vezes ganhou a Copa do Mundo, com 3 conquistas. Foto: Arquivo Pessoal

O dia é de tristeza para os amantes do futebol. Nesta quinta-feira (29), o mundo perdeu Edson Arantes do Nascimento, conhecido popularmente como Pelé. Após superar inúmeros adversários em campo, o Rei do Futebol acabou derrotado e morreu aos 82 anos no hospital Israelita Albert Ainstein, em São Paulo, em decorrência de um câncer no colón.

Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro deste ano por conta de complicações do câncer no colón. Após não responder mais a quimioterapia, o Rei do Futebol estava sob cuidados paliativos, com medidas de conforto para aliviar as dores e a falta de ar.

O câncer foi descoberto em setembro de 2021, após Pelé passar por exames de rotina. No fim do ano, o ex-jogador foi submetido a uma série de internações, além de ter passado por uma cirurgia para a retirada do tumor e a algumas sessões de quimioterapia. Neste ano, em outros exames foi constado uma metástase que atingiu o intestino, pulmão e fígado de Pelé.

Carreira

A carreira de Pelé foi praticamente toda no Santos. Natural de Três Corações, em Minas Gerais, o jovem chegou a Vila Belmiro aos 16 anos, em 1956 e com destaque, o craque assumiu a camisa da seleção brasileira. Em 1958, o jogador conquistou a sua primeira Copa do Mundo, com apenas 17 anos, sendo um dos destaques brasileiros. O Rei do Futebol voltou a dominar o mundo com a seleção nos anos de 1962 e 1970, sendo o único jogador com três títulos mundiais.

Pelo Santos, Pelé marcou história, com os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes em 1962 e 1963. Em 1969, o Rei do Futebol realizou um de seus maiores feitos. No Maracanã, diante do Vasco, o craque marcou seu milésimo gol. A despedida do Peixe ocorreu em 1974, com 1116 jogos e 1091 gols marcados.

Em 1975, Pelé assinou com o New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde chegou para influenciar e elevar o nível do futebol no país. Nos EUA, o Rei do Futebol mostrou sua estrela e conquistou o Campeonato da North American Sorccer League, além de ter sido o MVP (Jogador mais valiosos) da competição.

A aposentadoria veio em 1977, em uma amistoso entre Cosmos e Santos, nos Estados Unidos, onde Pelé jogou um tempo por cada equipe. A trajetória do jogador no futebol se encerrou com 1283 gols marcados, em 1363 jogos, números que incluem jogos oficiais e amistosos não oficiais.