Seleção brasileira é derrotada por Portugal nos pênaltis e dá adeus ao sonho do título da Copa do Mundo Sub-17
Na grande final, Portugal irá enfrentar a Áustria, já a seleção brasileira duela contra a Itália pelo terceiro lugar
A seleção brasileira sub-17 deu adeus ao sonho de conquistar pela quinta vez a Copa do Mundo da categoria. Nesta segunda-feira (24/11), no Catar, o time canarinho enfrentou Portugal nas semifinais da competição. O jogo foi bastante equilibrado e terminou empatado em 0 a 0 no tempo normal. Nas penalidades, porém, os portugueses levaram a melhor e venceram por 6 a 5, garantindo vaga na decisão.
Com a derrota, o Brasil agora disputará o terceiro lugar da Copa do Mundo Sub-17 contra a Itália. A grande final será entre duas seleções europeias: Portugal e Áustria, que superou os italianos na outra semifinal, pelo placar de 2 a 0.
O jogo
Brasil e Portugal fizeram um primeiro tempo intenso, com algumas boas oportunidades para ambos os lados. Os portugueses tiveram a primeira grande chance com Anísio, que apareceu livre dentro da área, mas foi bloqueado na hora da finalização. O Brasil respondeu com Zé Lucas, que finalizou por cima do gol.
A melhor oportunidade brasileira veio com Dell, que aproveitou falha da marcação e saiu cara a cara com o goleiro. O arqueiro português fez grande defesa e, no rebote, o atacante chutou novamente, mas Chelmik salvou em cima da linha. Portugal também assustou em cobrança de falta com Muro Furtado, mas João Pedro defendeu. O primeiro tempo seguiu equilibrado e tenso, sem gols.
Na segunda etapa, o duelo foi marcado por muita disputa pela posse de bola e poucas chances claras. Tiaguinho tentou finalizar da entrada da área, mas foi bloqueado. Os portugueses apostaram em chutes de longa distância, todos parados por João Pedro.
O jogo permaneceu travado e com muitas faltas. Portugal quase marcou com Anísio, que entrou na área, mas finalizou para fora. O Brasil respondeu com um voleio de Zé Lucas dentro da área, que também não acertou o alvo. Sem gols no tempo normal, a definição ficou para os pênaltis.
Nas cobranças, o Brasil teve a chance de vencer após Dell, Tiaguinho, Zé Lucas e Luís Pacheco converterem, mas Ruan Pablo desperdiçou, assim como Romário, por Portugal. Nas alternadas, Gabriel Mec marcou para o Brasil, porém Angelo errou, selando a eliminação. Tomás Soares, Chelmik, Santiago Verdi, Yoan Pereira, João Aragão e José Neto converteram para Portugal.